Pelo 2º dia seguido, Taboão sofre com enchente em pleno aniversário da cidade

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A chuva forte na tarde desta sexta-feira (19), por volta das 16h, causou alagamentos em vários pontos de Taboão da Serra, em pleno aniversário de emancipação político-administrativa do município. A enchente aconteceu pelo segundo dia consecutivo e é a quinta em menos de dois meses. Moradores mal tiveram tempo de retirar a lama de casa provocada pela enchente de quinta-feira (18) e já se depararam com o mesmo transtorno no intervalo de 24 horas.

Rua do Carmo com José Soares Azevedo e Getúlio Vargas, e Santa Luzia feito um rio na 5ª enchente em menos de 2 meses
‘Rio’ na rua do Carmo com José S. Azevedo e Getúlio Vargas, e na Santa Luzia, a 5ª cheia em menos de 2 meses
Vista aérea do largo do Taboão debaixo d'água, com o córrego Poá, sinuoso, à direita
Vista aérea do largo de Taboão debaixo d’água, com córrego Poá, sinuoso como um “trilho”, em imagem de TV

A rodovia Régis Bittencourt no km 272 sentido São Paulo, ponto crônico de inundações, voltou a alagar, mas a enchente causou estragos sobretudo na região central. As ruas Santa Luzia, José Soares de Azevedo e Getúlio Vargas foram as mais afetadas, alguns carros foram arrastados pela força da água que voltou a transbordar do córrego Poá, na entrada da cidade. Uma travessa da rua das Camélias, próxima à prefeitura, distante cinco minutos de carro, também alagou.

“Foto de ontem????? Não!!!!! Essa imagem é de agora, e tudo acontece de novo em Taboão – feriado municipal com enchente de presente!!!!!”, disse a moradora Roberta Motta ao publicar no Facebook, por volta das 17h30, imagem da rua do Carmo com a José Soares de Azevedo e Getúlio Vargas feito um “rio”. “Gostaria de saber o que está acontecendo! Anos sem enchente e de repente qualquer chuvinha alaga tudo. Tem coisa estranha aí”, falou o amigo Thiago Maia.

Até hoje, em Taboão, nenhuma administração conseguiu sanar de vez o problema das enchentes que assolam alguns bairros do município há décadas. O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) visitou a região central na quarta e conversou com moradores que cobraram o término da canalização do córrego Poá. Segundo eles, Fernando disse que a obra será concluída em até 45 dias. Em outubro do ano passado, ele divulgou vídeo em que dizia “já estamos quase concluindo”.

Na noite de quinta-feira (18), após a primeira enchente na semana, o prefeito participou de sessão solene pelos 57 anos de Taboão da Serra, no Cemur (centro). Com discurso em tom descontraído, Fernandes não fez um balanço de governo apesar de inúmeras críticas sofridas pela administração referentes à saúde e por causa das enchentes, nem lamentou os transtornos causados aos moradores. Ao final da cerimônia, ele saiu pelos fundos e evitou contato com a imprensa.

Após quase três horas, redes de TV com sobrevoo de helicóptero ainda exibiam, à exaustão, a enchente na BR-116 e no largo de Taboão, com críticas ao prefeito. “Taboão da Serra está completando 57 anos e inaugurando a hidrovia Régis Bittencourt”, ironizou José Luiz Datena, do “Brasil Urgente” (Band). “Canalizou e inundou tudo. Antes, só inundava um pouquinho. Esse é o presente que a prefeitura dá para população”, disse Marcelo Rezende, do “Cidade Alerta” (Record).

Homem caminha rente a paredão que separa o córrego Poá de rua que virou um rio, na entrada de Taboão
Homem caminha rente a paredão que separa o córrego Poá de rua que virou um rio, na entrada de Taboão
Helicóptero da Polícia Militar sobrevoa rua Getúlio Vargas em verificação de necessidade de resgate de pessoas ilhadas
Helicóptero da PM sobrevoa rua Getúlio Vargas em verificação de necessidade de resgate de pessoas ilhadas

comentários

>