Da Redação do VERBO ONLINE
Em jogo que mexeu com os nervos dos torcedores, Corinthians e Flamengo decidiram a Copa São Paulo de Futebol Júnior no estádio do Pacaembu na manhã desta segunda-feira (25), aniversário de 462 anos de São Paulo, que viu o time carioca erguer a taça. Após estar perdendo por 2 a 0, a equipe rubro-negra buscou o empate nos 90 minutos e venceu nos pênaltis (4 a 3) o atual campeão da competição para conquistar seu terceiro título na história da Copinha.
Mesmo com mais corintianos na arquibancada, o Flamengo foi quem começou a tomar as ações. Na primeira grande chance, aos 8 minutos, Cafu chutou de fora da área e obrigou Filipe a fazer uma boa defesa. O Corinthians não chegava muito ao ataque, mas quando cruzou o meio de campo foi fatal. Após cruzamento, Gabriel Vasconcelos, mesmo marcado por três defensores, conseguiu dominar e bater no canto, inaugurando o placar aos 19 minutos de jogo.
O gol fez o Corinthians ficar aceso na partida e crescer em busca do segundo gol. Em um contra-ataque fulminante, aos 25 minutos, após passe de Gustavo Tocantins, Matheus Pereira bateu cruzado para vencer o goleiro Thiago e aumentar a vantagem do time paulista. O Flamengo foi atrás de diminuir o prejuízo, mas a única boa chance que teve foi com Felipe Vizeu após boa trama do ataque rubro-negro que terminou com uma finalização para fora do camisa 9.
O segundo tempo começou como o previsto com o Flamengo partindo para cima do adversário. Aos 2 minutos, o time carioca teve um gol anulado em impedimento mal marcado pela arbitragem. No minuto seguinte, porém, Matheus Sávio cobrou escanteio e Trindade apareceu sozinho para tocar de cabeça e diminuir a desvantagem. Com o 2 a 1, o jogo pegou fogo. O Corinthians tentou aos 6 minutos em chute de Gabriel Vasconcelos, defendido por Thiago.
No minuto seguinte, em contra-ataque, Cafu lançou para Matheus Sávio bater rasteiro e empatar. A partir daí os times apostaram nos reservas. O técnico do Corinthians, Osmar Loss, sacou Léo Jabá e pôs Claudinho. O do Flamengo, Zé Ricardo, perdeu Matheus Sávio lesionado e colocou Kléber. Com o cansaço das equipes sob sol forte, porém, a decisão foi mesmo para os pênaltis – nos minutos finais, o jogo foi paralisado após a torcida corintiana acender sinalizadores.
Os escalados de Corinthians e Flamengo marcaram até o rubro-negro Kléber desperdiçar ao parar nas mãos de Filipe. Na sequência, Matheus Pereira arriscou a cavadinha, mas errou e mandou por cima do travessão. Lucas Paquetá marcou e empatou. No último pênalti corintiano, Gabriel Vasconcelos bateu fraco e Thiago defendeu. O goleiro flamenguista teve a bola do título nos pés, mas o arqueiro rival pegou, levando a final para as cobranças alternadas.
Claudinho bateu primeiro e viu o goleiro rubro-negro defender. A bola do jogo ficou para Patrick, que chutou rasteiro e fez o gol do terceiro título do Flamengo – após triunfos em 2011 e 1990. “Vou falar a verdade, o vestiário foi um pouco tenso, alguns jogadores estavam desanimados, de cabeça baixa. A comissão técnica foi fundamental e incentivou todos os atletas, que vieram com força total para a segunda etapa”, falou o goleiro Thiago, um dos heróis da conquista.
O Flamengo foi campeão da 47ª Copa São Paulo com 7 vitórias nos 90 minutos e duas nos pênaltis, incluindo a final – 2 a 1 contra RB Brasil, 5 x 1 Palmeira-RN, 3 x 1 União Mogi, 3 x 0 Brasília, 1 x 0 RB Brasil, 2 x 2 Bahia (5 x 4 nos pênaltis), 2 x 0 São Paulo, 2 x 1 América-MG, 2 x 2 Corinthians (4 x 3 nos pênaltis). O Corinthians teve 8 vitórias e empatou na final, perdendo nos pênaltis. O Cats-Taboão da Serra, eliminado na segunda fase, terminou na 53ª posição entre 112 times.
FICHA TÉCNICA – FINAL
> Corinthians: Filipe; Léo Príncipe, V inícius Del’Amore, Dawhan e Guilherme; Warian (Matheus Vargas), Maycon e Matheus Pereira; Gustavo Tocantins (Pedrinho), Léo Jabá (Claudinho) e Gabriel Vasconcelos. Técnico: Osmar Loss
> Flamengo: Thiago; Thiago Ennes, Léo Duarte, Dener (Michael) e Arthur Bonaldo; Ronaldo, Trindade, Matheus Sávio (Kléber), Lucas Paquetá e Cafu (Patrick); Felipe Vizeu. Técnico: Zé Ricardo
Árbitro: Rafael Gomes Felix da Silva.
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Danilo Ricardo Simon Manis
Quarto Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Local: estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP)
Data: 25/01/2016, às 10h
Gols: Gabriel Vasconcelos (COR – 19min 1ºT), Matheus Pereira (COR – 25min 1ºT), Trindade (FLA – 3min 2ºT) e Matheus Sávio (FLA – 7min 2ºT);
Cartões Amarelos: Gabriel Vasconcelos, Matheus Pereira e Filipe (COR); Thiago Ennes e Thiago (FLA)
> Com informações da Federação Paulista de Futebol