RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
A Prefeitura de Taboão da Serra fechou a Farmácia Popular do Brasil que era no Pirajuçara e abriu a unidade no Jardim das Oliveiras, anexa à UBS Jardim das Oliveiras/Marabá, sem comunicar a população. Em dezembro, munícipes que foram ao local onde funcionava a farmácia popular se depararam com cartazes afixados na porta, comunicando a desativação.
Havia dois cartazes, um deles passava a orientação equivocada de que os usuários precisavam utilizar o Circular 8 para chegar ao Jardim das Oliveiras, que fica a mais de quatro quilômetros de distância. A linha de ônibus mencionada no cartaz sequer transita pelas imediações do Pirajuçara. Os munícipes teriam que utilizar um ônibus que fosse até o Jardim Clementino, e lá embarcar no Circular 8. O outro cartaz dizia que a farmácia foi fechada devido a alagamento, informação não confirmada pela prefeitura.
Dias após o fechamento, muitas pessoas, moradoras do Pirajuçara e bairros adjacentes, chegavam ao antigo local, na Rua Manoel Matos da Silva Sobrinho Rêgo, com o intuito de retirar medicamentos, a maioria gratuito, mas foram surpreendidas com as portas fechadas. “Agora ficou ruim porque tem que pegar ônibus para buscar remédio longe”, disse Maria Santos, moradora do Jardim São Judas, que foi até o local para buscar medicamento e encontrou a farmácia fechada. “Nós viemos pegar remédio, ninguém avisou a gente [sobre o fechamento da farmácia popular]”.
Após o VERBO questionar a distância para onde foi a farmácia popular, a Prefeitura mandou procurar a Drogasil, mas nem todos os medicamentos no estabelecimento são gratuitos como eram na farmácia popular desativada. “Nós estamos trabalhando com o mesmo sistema de medicamentos gratuitos, mas são [gratuitos] só alguns, não são todos”, afirmou a atendente Tatiana (sobrenome não informado). “Por exemplo, o Atenolol de 25 mg e 50 mg eram gratuitos lá [na farmácia popular fechada], aqui só o de 25 mg é gratuito”, disse. Para ela, a farmácia popular do Pirajuçara não foi transferida, foi simplesmente fechada.
O VERBO entrou em contato com a Prefeitura de Taboão da Serra questionando a então transferência da Farmácia Popular do Pirajuçara para o Jardim das Oliveiras, e se houve alguma comunicação à população, mas não obteve retorno.