Cats perde para Figueirense, mas se classifica e vai enfrentar o São Paulo

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O Cats-Taboão da Serra perdeu do Figueirense por 3 a 2 na terceira e última rodada de classificação da 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas conseguiu a vaga restante do grupo 18 por ter um gol a mais do que o Fast-AM, na noite desta quinta-feira (7), no estádio José Feres. Como segundo classificado, o time terá uma parada difícil na segunda fase, o primeiro colocado do grupo 17, o São Paulo. A equipe catarinense, que ficou em primeiro, enfrentará o Audax-SP.

No primeiro jogo do grupo, à tarde, o Fast precisava de uma vitória contra o lanterna XV de Piracicaba para ficar perto da próxima fase, mas foi derrotado (1 a 0). O Cats bastava empatar, mas perdia por 3 a 1 e fez o segundo gol salvador – com Everton, autor já do primeiro. Com Cats e Fast com o mesmo número de vitórias (uma) e saldo de gols (-1), o classificado só foi definido no terceiro critério de desempate, maior número de gols. O Cats marcou quatro, o Fast, três.

Ao lado de Dodô, Everton comemora 1º gol do Cats e dele com gesto para a torcida no 2 a 3 para Figueirense

O Cats esqueceu a apatia do jogo passado e entrou em campo brigador, com a volta – após contusão – do segundo volante Dodô, que já no primeiro minuto mostrou que o time estava aguerrido ao abrir os braços para reclamar do árbitro de um lance, como capitão. O time também estava rápido pela direita, com os reservas 17-Leo e 13-Nilton em campo desde o início. Com a nova postura, fazia um jogo de igual para igual com o adversário, que vinha de goleada.

O Figueirense não deixou, porém, de ser agressivo no ataque. Aos 31 minutos, João Pedro, camisa 8, recebeu ainda na intermediária, deixou para trás a marcação e antes de entrar na área bateu rasante no canto direito: 1 a 0. O Cats reagiu rápido e aos 36 conseguiu o empate. Após troca de passes pela direita, Everton se antecipou à zaga e cutucou no canto esquerdo: 1 a 1. Os 5 mil torcedores que lotaram o estádio festejaram confiantes na vitória pelo time aceso.

Na volta do intervalo, porém, o Cats tomou um gol “relâmpago” após rápida saída de bola e cruzamento para o 18-Patrick, que tocou na saída do camisa 1 Hudson: 2 a 1 Figueirense. “Caramba, com 10 segundos”, lamentou o pequeno Pedro, 8, junto ao alambrado. O Cats partiu para o ataque e quatro minutos depois quase empatou. Everton chegou no bico da pequena área e virou para Caio, que cabeceou e venceu o goleiro, mas o zagueiro tirou em cima da linha.

Em seguida, aos 6min, em novo “cochilo” do Cats, Marcus Vinicius avançou pela esquerda, invadiu e no bico da pequena área bateu rasteiro na saída do goleiro de Taboão para fazer 3 a 1, placar desesperador para a equipe e que deixou a torcida atônita. A organizada Super Raça acendeu sinalizadores, soltou fogos e bombas e provocou a interrupção da partida, que foi reiniciada depois de cinco minutos após apelos do locutor do estádio e vaias de outros torcedores.

Em casa cheia, torcida vibra no gol de empate do Cats, que se classificava com 1 x 1, placar do 1º tempo

O Cats foi para o “tudo ou nada”. O atacante Bruno ficou cara a cara com o goleiro e errou. Mas aos 37, Everton, de novo, resolveu. Ele recebeu lançamento na intermediária, deixou zagueiro para trás, avançou livre e diante do goleiro no limite da área teve calma, driblou e empurrou para as redes: 2 a 3. Depois, o time segurou o resultado. “O goleiro [do Cats] está enrolando porque já estamos classificados, não pode é tomar mais”, observou um torcedor. Não tomou.

“O 7 [Everton], já no outro jogo, participou muito, só que as bolas chegavam só no ‘estourão’ [divididas], é um menino habilidoso. O Taboão foi bem, acertando algumas coisas, vai longe”, disse o torcedor Luiz Paulo Ribeiro, 41. “Taboão teve chances de empatar, mas nosso ataque não prosperou. Merecia o primeiro lugar, seria bom, não pegaríamos o São Paulo. Agora, precisamos de um milagre”, comentou Djalma “Badeco”, 63, presidente do varzeano Fortaleza.

O Cats vai enfrentar o São Paulo na Arena Barueri, no sábado ou domingo – as partidas da segunda fase ainda não têm uma data definida. O tricolor do Morumbi teve 100% de aproveitamento (9 pontos). Após o apito final, atletas do Cats e do Figueirense se abraçaram pela classificação de ambos. Os do time da casa ficaram mais tempo no campo para agradecer o apoio da torcida, falaram até em “vitória” e que não se pode determinar o ganhador antes de uma decisão.

“[Estou] Muito feliz pela ‘vitória’, a gente vem trabalhando muito. Vamos pegar o São Paulo, ‘é’ 11 contra 11, não tem essa [de superioridade], a gente vai fechadinho e se Deus quiser vai dar tudo certo”, disse o lateral Gabriel. “Já jogamos contra eles [treino], nada demais, é time bom, sim, temos que ter mais brio e sair de lá com a vitória”, disse Dodô, que jogou no sacrifício. “Mesmo com dor, estava com muita vontade. O time é esse o tempo todo, com essa gana”, falou.

Everton dribla goleiro e empurra para as redes para fazer o gol da classificação do Cats para segunda fase

FICHA TÉCNICA
Cats-Taboão da Serra – 1. Hudson; 3. Marco Aurélio; 4. Erik; 5. Gilberto; 6. Gabriel; 7. Everton; 8. Douglas “Dodô”; 9. Luis Felipe; 11. Caio; 13. Nilton; 17. Leonardo – Técnico: Fabio Cunha

Figueirense – 1. Gianluca; 4. Brendo; 6. Gabriel; 8. João Pedro; 10. Luis Eduardo; 11. Matheus; 13. Marcus Vinicius; 15. Leonardo; 16. Marcus Vinicius; 17. Igor; 18. Patrick – Técnico: Marcio Coelho

GOLS – 31 min. do primeiro tempo – 8. João Pedro (Figueirense); 36min. do primeiro tempo – 7. Everton (Cats-Taboão); 1min do segundo tempo – 18. Patrick (Figueirense); 6min. do segundo tempo – 16. Marcus Vinicius (Figueirense); e aos 37min. do segundo tempo – 7. Everton
Cartões amarelos – 6. Gabriel; 4. Erik; 8. Dodô (Cats) / 13. Marcos Vinicius; 15. Léo; 7. Gustavo Poffo; 6. Gabriel Baldissera (Figueirense)
Árbitro – Lucas Martins Mola e Dias / Assistentes – Rafael Tadeu Alves de Souza; Fabrício da Silva Costa

JOGOS DO GRUPO 18 NA PRIMEIRA FASE DA 47ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Neste domingo (3), no estádio municipal Ver. José Feres
Cats-Taboão da Serra  1 x 0 XV de Piracicaba
Figueirense 2 x 1 Fast (AM)

Na terça-feira (5), no estádio municipal Ver. José Feres
Cats-Taboão da Serra 1 x 2 Fast (AM)
XV de Piracicaba 0 x 4 Figueirense

Na quinta-feira (7), no estádio municipal Ver. José Feres
Fast (AM) 0 x 1 XV de Piracicaba
Cats-Taboão da Serra 2 x 3 Figueirense

SEGUNDA FASE DA COPA SÃO PAULO – CLASSIFICADOS DOS GRUPOS 17 E 18
São Paulo x Cats-Taboão da Serra – Arena Barueri – data não definida
Figueirense x Audax-SP – local e data não definidos

comentários

  • É importante salientar que os árbitros relataram na súmula do jogo que houveram atrasos recorrentes aos sinalizadores que a “torcida organizada” do Cats acendeu pouco antes do início do segundo tempo. Não somente isso, relataram também ofensas e cusparadas ao árbitro auxiliar, e também a invasão de campo ao final do jogo. Todas estas atitudes que vão contra o regulamento de qualquer competição esportiva.
    Outro ponto: A iluminação do estádio é precária, refletores fracos não permitiram um espetáculo mais agradável ao torcedor e sobretudo aos jogadores, que mal via a bola na região das laterais do campo e linha de fundo.
    Fica a lição para o próximo ano. E vamos torcer para os gestores da FPF serem gentis ao avaliar o evento no estádio José Feres.
    Abraços!

  • >