ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O Cats-Taboão da Serra foi surpreendido e perdeu do Fast, do Amazonas, por 2 a 1 na tarde desta terça-feira (5), no estádio José Feres, pela segunda rodada do grupo 18 da 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time teve muitos erros individuais, que acabaram em dois pênaltis marcados contra – um convertido pelo adversário –, mas o elenco inteiro não jogou bem e quando esboçou reação, após substituições, desperdiçou chances claras de gol e saiu derrotado.
O Cats, vitorioso na estreia, pode ainda se classificar, mas se complicou ao perder. No outro jogo do grupo, disputado após o do tricolor da serra, o Figueirense goleou o XV de Piracicaba por 4 a 0. Com os resultados, Taboão precisa vencer o forte time catarinense para não depender de derrota do Fast para a já praticamente eliminada equipe piracicabana, na última rodada, na quinta-feira (7) – o Cats joga desta vez por último, às 19h. Dois clubes se classificam por chave.
O Cats iniciou a partida sonolento e sem objetividade, com poucas chegadas à frente. Para piorar, aos 16 minutos, o lateral direito Ricardinho chutou de fora da área, a bola desviou e foi no canto: 1 a 0 para o Fast. O Taboão sentiu o golpe e se desorganizou em campo ao entrar no jogo truncado do adversário. O time teve lance na área após cobrança de falta em que Isaque não dominou e a zaga afastou e só foi ter novo ataque quase 15 minutos depois, sem assustar.
No último lance do primeiro tempo, Ivanilson recebeu pela direita sozinho, entrou na área e caiu na saída do goleiro do Cats: pênalti. O próprio camisa 10 do Fast chutou no canto esquerdo, mas Hudson rebateu e na chegada do batedor deu abafa e pegou, aos 48. Sem gritar o empate, torcedores festejaram muito a defesa do camisa 1, que pulou como um gato (“rrrriiiééu”) na bola. A torcida de novo encheu o estádio – aos 30 minutos de jogo ainda tinha fila para entrar.
Após o intervalo, em que os atletas dos dois times ficaram no próprio campo, em lugar do calor do vestiário, o Cats voltou ainda intranquilo, calado, a ponto de dois jogadores subirem sozinhos na bola para cabecear, mas melhorou e se lançou ao ataque, mais coeso, apesar de ainda com muitos passes e finalizações erradas. Até que numa cobrança de escanteio, de tanto insistir na jogada aérea, Erik, camisa 4, subiu no “segundo andar” e desviou para o gol: 1 a 1, aos 13.
Uma torcida já impaciente explodiu em festa, mas a alegria durou pouco. Quatro minutos depois, o meia Iranildo na área tomou um corte do camisa 9 do Fast, que caiu. O árbitro viu calço e deu pênalti. Aos 17, o próprio Lucas, que tinha entrado após o empate, bateu no canto oposto do goleiro: 2 a 1. O Cats ficou rápido e agressivo com a entrada de Leo e fez um bombardeio de bolas na área, mas o 9-Luís Felipe com gol aberto e 18-Bruno sozinho erraram a cabeçada.
O torcedor Lucio Gabriel da Silva, 46, disse que o Cats encarou um adversário bem montado. “Achei o time do Fast bem compacto, jogando com duas linhas [defesa, meio/ataque] bem fechado, Taboão teve dificuldade”, disse o professor de educação física morador do município. “No Taboão faltou uma aproximação maior dos jogadores, apareciam os lances [de ataque], mas não tinha um apoio [do meio-campo], uma segunda bola para chegar, para abafar”, completou Silva.
A meia Carla Hortelan, da equipe do futsal de Taboão da Serra, que assistiu ao jogo no estádio com outras jogadoras e uma integrante da comissão técnica, disse que o Cats não fez um jogo ruim, mas pecou muito no último passe e na definição, sobretudo na jogada aérea. “A gente perdeu todas, na única que acertou fez o gol. Foi o ponto mais fraco, a começar pelo cruzamento, só no primeiro pau, e também a finalização, quando conseguia, ainda cabeceava mal”, disse.
Ao VERBO, o técnico Fabio Cunha analisou que o Cats “fez uma partida muito abaixo do que estava acostumado”. “O primeiro tempo nosso foi decisivo para o resultado negativo, tivemos muitos erros individuais, mas o time foi muito apático. O Fast veio com um jogo que a gente já esperava, só que veio decidir a vaga, e a gente, muito acomodado, não sei o porquê, trabalhamos muito o lado emocional, da importância de ganhar hoje para garantir a classificação”, disse.
Contra o Figueirense, Cunha espera a volta de Dodô, que teve luxação na perna esquerda na estreia. “Hoje não tinha nenhuma condição, mas evoluiu bem. Numa decisão, é sacrifício, é tudo ou nada. Agora, que ele faz falta, faz, é um segundo volante que sai para o jogo, marca e é o primeiro a ajudar a construir jogada ofensiva. Tive que pôr um atleta mais defensivo, por não ter outro com a mesma característica, e improvisar algumas posições, isso fez diferença”, disse.
FICHA TÉCNICA
Cats-Taboão da Serra – 1. Hudson; 2. Iranildo; 3. Marco Aurélio; 4. Erik (saiu; entrou 18. Bruno); 5. Gilberto; 6. Gabriel; 7. Everton (saiu; entrou 19. Lucas); 9. Luis Felipe; 10. Isaque (saiu; entrou 18. Bruno); 11. Caio (saiu; entrou 6 Gabriel); 14. Willian (saiu; entrou 17. Leonardo) – Técnico: Fabio Cunha
Fast-AM – 1. Bruno; 2. Ricardo; 3. Kennedy; 4. Thiago; 5. Renê; 6. Matheus; 7. Eliasafe (saiu; entrou 13. Rafael); 8. Renan (saiu; entrou 9. Lucas); 10. Ivanilson; 11. Werley; 17. Matheus (saiu; entrou 20. Enison) – Técnico: Darlan Borges
GOLS – 16 min. do primeiro tempo – 2. Ricardo Lima (Fast-AM); 13min. do segundo tempo – 4. Erik (Cats-Taboão); e 17min. do segundo tempo – 9. Lucas (Fast-AM)
Cartões amarelos – 2. Ricardo; 9. Lucas Peteca; 5. Renê; 1. Bruno (Fast-AM) / 5. Gilberto “Giba”; 2. Iranildo
Árbitro – Alex Lopes Loula / Assistentes – Luis Felipe Prado Silva; Veridiana Contiliani Bisco
JOGOS DO GRUPO 18 NA PRIMEIRA FASE DA 47ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Neste domingo (3), no estádio municipal Ver. José Feres
Cats-Taboão da Serra 1 x 0 XV de Piracicaba
Figueirense 2 x 1 Fast (AM)
Na terça-feira (5), no estádio municipal Ver. José Feres
Cats-Taboão da Serra 1 x 2 Fast (AM)
XV de Piracicaba 0 x 4 Figueirense
Na quinta-feira (7), no estádio municipal Ver. José Feres (entrada gratuita)
Fast (AM) x XV de Piracicaba – às 17h
Cats-Taboão da Serra x Figueirense – às 19h