Da Redação do VERBO ONLINE
A chegada de 2016 – bissexto (366 dias) – foi comemorada com muita festa no Parque Pirajuçara, em Embu das Artes, com grandiosa queima de fogos que já é tradição no bairro e ganha notoriedade na cidade a cada ano pelo espetáculo de luzes coloridas. Centenas de moradores e pessoas de outras regiões se reuniram na praça Manoel de Almeida, em frente ao Centro Cultural Valdelice Prass, para assistir ao show pirotécnico que teve duração de cerca de 15 minutos.
Além do grande número de moradores que cruzaram a avenida Aimará e vieram de ruas laterais para não perder nenhum detalhe, inúmeras famílias também ocuparam janelas e sacadas à espera do relógio bater meia-noite e viram emocionadas o acontecimento de brilho que riscou o céu – em formato de esfera com estrelas coloridas, chuva, serpentina, com efeito parecido ao de uma flor –, em brinde ao Ano-Novo com desejo de paz, saúde e prosperidade.
Nas redes sociais, moradores vibraram com o que viram. “Foi tudo muito lindo, aqui do Valo [Verde] estávamos todos prestigiando a queima de fogos”, disse Chely Meira. “Maravilhoso, eu e meus familiares vimos da minha casa. Sem palavras”, falou Adriana Rodrigues. “Lindo, daqui do meu bairro deu para ver, claro, encima da laje”, contou Maria Celeste. “Foi lindo, perfeito, nossa região foi privilegiada, ficou assim como eu, encantada”, disse Rosemara Pereira.
A queima de fogos a zero hora de 1º de janeiro no bairro surgiu há cerca de 20 anos como “disputa” entre moradores das ruas “de cima” e “de baixo”, mas os vizinhos, no espírito da data, se uniram em torno da Associação Amigos do Parque Pirajuçara. Resultado: a chegada do Ano-Novo se tornou uma confraternização entre os antigos “competidores” e famílias inteiras, que se vestem de branco, gritam e aplaudem. “Maravilhoso, o povo merece”, disse Angela da Rocha.
“A praça estava lotada, é a família que está ali presente. É um evento que já é tradição, é para prestigiar a comunidade”, disse o vereador Edvânio Mendes, à frente da queima de fogos há 13 anos, antes de eleito para o cargo, em parceria com o grupo Art Festiva. “A euforia é grande, o efeito é a alegria das pessoas. É um momento de confraternização e expectativa de que o ano que entra seja de vitórias, é o que a gente vê no olhar de cada um e deseja”, comentou ele.