Moradores dizem ter ‘vergonha’ de decoração de Natal no centro de Embu

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Moradores de Embu das Artes usaram o Facebook para manifestar decepção e até se disseram envergonhados com a iluminação de Natal na praça central, no largo 21 de Abril. Para demonstrar insatisfação, munícipes não hesitaram em fazer comparação com a superprodução de enfeites e luzes do município vizinho, Taboão da Serra. Aqueles mais inconformados disseram que era melhor Embu, uma cidade turística, não ter e a chamaram de “lixo de decoração”.

Árvores com pouca iluminação e “falhada” e decoração “pobre” na praça central de Embu na noite de terça (22)

“Vergonhoso. Só queria saber qual o valor do gasto com essa decoração ridícula que a prefeitura declarou. Garrafas pet do ano retrasado e um monte de pano vermelho não devem ter custado caro”, disse Carla Mariano. “Sinto vergonha por vários motivos de ser moradora desta cidade que nasci, tenho impressão que estamos andando para trás. O prefeito deixa cada dia mais claro que pouco se importa com a cidade e moradores, só quer galpões”, falou Iara Silva.

Elas comentaram postagem de Ari Mendez, de fotos de luzes natalinas das duas cidades, que rendeu 70 comentários e 85 compartilhamentos. “Veja a sutil diferença entre as decorações de NATAL de Embu das Artes e Taboão da Serra. Valeu, prefeito”, ironizou. “Olha, cansei de […] expor minha indignação. Isso porque Taboão não é uma cidade turística. É vergonhoso. Se não tem verba ou condições, que é um absurdo, não ‘façam’ esse lixo de decoração”, disse Eli Ribeiro.

Patrícia Mesquita viu defeito na iluminação de Natal de Taboão, com “cores de péssimo gosto, tudo muito misturado, azul, roxo”, mas a de “Embu ‘tá’ de chorar”. “Passei […] pela praça, achei que ia ter uma festa cigana, o coreto ‘tá’ cheio de panos pendurados, nada a ver”, falou. Patrícia Ferraz disse preferir decoração simples a uma como a de Taboão, “paga com dinheiro nosso, sendo que falta verba para outras coisas mais importantes e necessárias à população”.

A percepção predominante, porém, foi negativa. “Todo mundo sabe o quanto defendo a administração, acho que ganhamos de outras cidades em muitas coisas, mas essa aí tá horrível! Isso não é decoração de Natal! É outra coisa! E tá feio demais!”, disse Lucilene Nunes. “Pior é uma cidade de grandes artistas e mil ideias! E aí nada flui para decorar a praça?”, disse Maria da Luz. “Pois é, né? A cidade não honra o nome que carrega. Decepcionante”, falou Ligia Galdino.

Árvore com pregos para fixar mangueira de microlâmpadas e coreto com decoração criticada por moradores

O VERBO foi lá e viu a praça pouco iluminada, escura em muitos pontos, muitas árvores com piscas-piscas apagados e decoração mínima ou que não lembra o Natal. “Está tudo falhado [luzes], poderia fazer algo mais bonito, que valoriza mais a cidade”, disse Tatiane Nascimento, 30, com três filhos pequenos, mas que não parou para ver a praça. A decoração não é tão ecológica, como alardeou a prefeitura. Fixaram lâmpadas em algumas árvores com pregos.

Contudo, alguns internautas observaram e reconheceram que “a decoração da praça foi feita pelo Colégio Adventista [de Embu], e não pela prefeitura”, apontou a internauta Karol Dalberto. “Legal, a [decoração da] praça de Embu foi patrocinada por um colégio que tentou fazer o seu melhor. Dinheiro dos impostos que pagamos vai para o ralo né? Até para simples coisas não tem nada a ver com a prefeitura, os caras não gastam nem com pisca-pisca”, criticou Mendez.

OUTRO LADO
Em inauguração no Jardim São Marcos no último dia 12, o prefeito Chico Brito (PT) teve o discurso interrompido e foi cobrado por uma moradora a colocar decoração de Natal nas árvores do bairro. Ele disse que “uma iluminação como fizeram em Taboão da Serra custa só para dezembro R$ 500 mil”. “Eu prefiro pegar esse dinheiro e investir numa academia e praça iluminada. Não é que eu não acho bonito. Acho bonito, só que temos outras prioridades”, afirmou.

Chico prometeu, porém, que em 2016 Embu terá decoração natalina. “A senhora pode ter certeza, no ano que vem, que é o meu último de mandato – para este ano não deu -, eu vou arrumar uns empresários que vão me ajudar a iluminar e colocar enfeite de Natal em todas as praças da nossa cidade”, disse. Em Taboão, o “Natal Iluminado” é realizado em parceria com a empresa responsável pela manutenção da iluminação pública da cidade. O custo não foi informado.

Praça central de Taboão toda iluminada para o Natal; Chico é cobrado a pôr decoração natalina por moradora

> Colaborou o repórter Adilson Oliveira, especial para o VERBO ONLINE, no Jardim São Marcos, em Embu das Artes

comentários

  • Realmente lamentável que o prefeito só se importe com os galpões, como ele tem falado nos eventos, a prioridade não é mais as artes.

  • >