ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Em um dia de muito calor (acima de 30º), a chuva forte com rajadas de vento de pouco mais de meia hora causou alagamentos, queda de árvores e falta de luz em vários pontos de Taboão da Serra no fim da tarde desta terça-feira (22), início do verão – que tem previsão de ser bastante chuvoso. Choveu 63,8 mm na divisa com São Paulo, índice esperado para quatro dias. O trânsito travou na rodovia Régis Bittencourt e em algumas das principais vias da cidade.
No castigado largo de Taboão a cada chuva mais forte, as ruas Getúlio Vargas, José Soares de Azevedo, Santa Luzia e do Carmo, às margens do córrego Poá, voltaram a ficar inundadas. “Assim é Taboão da Serra após a chuva”, disse o internauta Luciano Batista sobre foto que postou do local. Moradores do Recanto dos Pássaros se viram de novo ilhados com nova enchente na rua José Antônio Greco, entrada do bairro, que espera obras de drenagem da prefeitura.
Na BR-116, o alagamento ocorreu em ponto já conhecido, no km 272. Os canos no canteiro drenaram a água para a outra pista, mas não evitaram o “rio” no lado oposto. “Tudo parado no sentido de Taboão da Serra”, disse a internauta Ana Paula Baron. Um caminhão baú ficou encalhado numa valeta ao pegar saída da Régis no Jardim Salete coberta pela correnteza. “A água ficou acima da roda”, disse um ocupante. Um guincho da concessionária o tirou por volta das 21h.
O temporal pôs abaixo cerca de dez árvores, entre elas na rua João Slavieiro (travessa da avenida Caetano Barrela), na região central, rua Beatriz Augusta (próxima à estrada São Francisco), no Jardim Beatriz, e rua Adriano Félix (região do Clementino). Várias regiões também ficaram sem luz, entre elas Centro, Jardim Monte Alegre, Parque Pinheiros, Jardim Mirna e Salete. Semáforos apagaram no Jardim Record, em Taboão, e no Jardim Castilho, já em Embu das Artes.
Na região da estrada do Campo Limpo, o temporal assustou moradores, comerciantes e motoristas. A rede de energia teve explosões na altura da faculdade Anhanguera. Outra descarga elétrica ocorreu próxima ao Banco do Brasil quando um pedaço da fachada voou e atingiu fios de alta tensão, com carros embaixo sob ventania que deslocou semáforos. Trânsito ficou parado por 40 minutos com alagamento no cruzamento na saída para o Parque Marabá, em Taboão.
PREVISÃO
Esta quarta-feira (23) voltará a ser com predomínio de sol e temperaturas elevadas. A mínima é de 21º e a máxima, 33ºC. Entre a tarde e o início da noite, a quantidade de nuvens aumenta e há previsão de pancadas rápidas e isoladas de chuva. Na quinta (24), o tempo não muda, com sol forte, calor e expectativa de chuvas em forma de pancadas isoladas e de curta duração entre o fim da tarde e as primeiras horas da noite. As temperaturas vão de 21ºC a 33ºC.