Após pressão de ‘manos’ e ‘minas’, Chico inaugura pista de skate no pq. Rizzo

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O prefeito Chico Brito (PT) inaugurou no fim da tarde de quinta-feira (17) a pista de skate no parque Francisco Rizzo (centro) – a quarta em Embu das Artes -, batizada de “skatepark” (parque do skate), após os skatistas pressionarem pela construção do espaço. A pista tem 450 m2 e percurso em dois níveis com rampas, palcos, bancos, corrimãos, escadas, obstáculos e jardim. O projeto foi desenvolvido pela prefeitura junto com os “manos” e “minas” e custou R$ 149 mil.

Skatistas usam pista de 450 m2 diante do parque Francisco Rizzo (centro) durante inauguração na 5ª-feira

Jovens de muitos bairros de Embu e de outras cidades compareceram à entrega da pista e elogiaram o espaço. “Achei bem legal esse projeto, está com uns obstáculos, muito louco”, disse Guilherme Gomes, 22, morador do Cambuci, em São Paulo, que foi a Embu só para participar da inauguração. “Achei ‘da hora’, inclusive os grafites que fizeram. Esperamos há muito tempo [a pista de skate]”, disse Franciele, 14, uma das poucas mulheres que “testaram” o local.

A UJB (União da Juventude Brasileira) de Embu luta há anos pela implantação de pista de skate no município. O grupo chegou a realizar neste ano manifestação em sessão da Câmara dos Vereadores reivindicando a construção do espaço, mobilização que apressou a execução do projeto. “Estive na Câmara, fizemos protesto e isso ajudou, pressionou um pouco. Era para ter saído faz tempo já, o projeto vem de bastante tempo”, disse Cauã Andrade, 21, do Engenho Velho.

O secretário de Esportes reconheceu que as manifestações dos skatistas ajudaram a apressar a construção da pista. “A participação na Câmara, a reivindicação na porta do gabinete, usar o WhatsApp, o telefone do prefeito, todas essas formas de se manifestar da juventude para reivindicar o que lhes convêm ajudaram a acelerar”, declarou Paulo Oliveira ao VERBO. Ele discursou que a pista de skate construída “se coloca entre as três melhores do Estado de São Paulo”.

Chico disse que “consultar vocês [skatistas] foi fundamental para garantir a qualidade” da pista e que prometeu “que a obra sairia em seis meses e saiu em três meses”. Com a pista finalizada só na véspera, pedaços de cimento se soltavam na “aterrissagem” dos praticantes. Ele disse que pessoas criticaram que o local servirá para uso de drogas e respondeu que “cada um faz o que quer, mas não dá para achar que a rapaziada vai detonar o espaço, porque é de vocês”, falou.

Chico Brito destaca consulta aos skatistas para pista, e praticante do esporte em manobra sobre corrimão

O prefeito falou que a pista não foi construída dentro do parque Rizzo pelo “único motivo” de que “vai ‘girar’ 24 horas por dia”. “Tem iluminação, e tem câmera de vigilância, não para vigiar vocês, mas se alguém vier aqui zoar. Se quiserem queimar o filme de vocês, a Guarda Municipal vai para cima”, disse. Ele anunciou em discurso que o líder dos skatistas Tiago Araújo, que encabeçou a reivindicação, será o coordenador do espaço, “alguém do meio de vocês”, destacou.

A prefeitura tem a expectativa de que importantes campeonatos de skate sejam realizados no espaço – que se soma agora às pistas no Jardim Santa Tereza, no Santo Eduardo e no Jardim do Colégio. Chico falou na linguagem da “tribo” e, além de gírias, usou até palavrões. “Falaram ‘pista de skate’, ‘pista de skate’. As meninas mais velhas fechem o ouvido: pista de skate porra nenhuma, isso é uma praça de skate, a luta dos skatistas foi muito grande por isso aqui”, falou.

comentários

>