Cats vence 3º jogo e faz melhor campanha e artilheiro na Copa SP

Especial para o VERBO ONLINE

Centroavante Gustavo bate pênalti e abre placar na vitória por 2 a 0 contra o Grêmio, na tarde desta sexta-feira

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Maria Rosa, em Taboão da Serra

Nem o Grêmio foi páreo para o Clube Atlético Taboão da Serra, que venceu o terceiro jogo e fez a melhor campanha na primeira fase desde que disputa a Copa São Paulo de futebol júnior, em dez edições. O Cats bateu os gaúchos por 2 a 0 nesta sexta-feira, dia 10, e emplaca o artilheiro do campeonato, o centroavante Gustavo, que marcou os gols da partida e já tem sete. O time aguarda o próximo adversário entre São Bernardo e Paulista, do grupo R, que sai neste sábado.

“O desempenho foi excelente, melhor impossível”, disse o técnico Fábio Cunha, que com a vitória e a classificação do Cats desde a rodada anterior fez três substituições no jogo. “Fizemos uma preparação muito boa para a Copinha, com jogos amistosos contra equipes grandes, o resultado não nos surpreendeu. Por conta da próxima fase, eu poupei alguns atletas, e os que entraram conseguiram manter a mesma pegada, o time não perdeu em nada”, destacou.

Centroavante Gustavo bate pênalti e abre placar na vitória por 2 a 0 contra o Grêmio, na tarde desta 6ª-feira
Centroavante Gustavo bate pênalti e abre placar na vitória por 2 a 0 contra o Grêmio, na tarde desta 6ª-feira

No jogo que começou equilibrado, o time da casa logo fez o gol. Em um arremesso lateral pela meia direita do ataque, Gustavo não conseguiu cabecear, e o gremista Emanuel, atrás na marcação, se atrapalhou e colocou as duas mãos na bola dentro da área. O árbitro Robério Pires, de São Paulo, marcou pênalti. Com personalidade, o camisa 9 bateu forte, a meia altura, no canto direito do goleiro Leonardo e abriu o placar no estádio municipal José Feres, aos 7 minutos.

Desesperado por uma vitória para tentar classificação como 2º colocado no grupo Q, o Grêmio se lançou ao ataque e teve a melhor chance aos 37 minutos em falta de dois lances depois que o goleiro Rogério, do Cats, ficou com a bola por mais de seis segundos. Mas a cobrança foi na barreira. Na máxima de que “quem não faz toma”, aos 42, em passe do meia Renan, Gustavo se antecipou ao carrinho adversário e chutou forte de fora da área no ângulo, um golaço.

Sob forte chuva que começou ainda no primeiro tempo, os dois times tiveram dificuldades de concluir a gol e pararam em boas defesas de ambos os goleiros, com destaque para o arqueiro do Cats, que com a ponta dos dedos desviou para fora uma cabeçada na pequena área, nos minutos finais. Aos 18, o Grêmio teve um jogador expulso, o camisa 7, Leo “Tilica”, que tinha entrado havia cinco minutos, acertou por trás o meia Caíque e levou cartão vermelho direto.

O Cats somou os nove pontos possíveis, Luverdense, quatro, o segundo colocado, Grêmio, dois, e São Caetano, só um. “Comissão técnica e diretoria já sabiam da força dos nossos meninos, mas, quando se pega um grupo com times das séries A e B do Brasileiro, no começo assusta, mas, com o apoio do governo municipal, da Câmara e da torcida, que foi maravilhosa, o Cats superou as potências. Eles estão de parabéns”, elogiou o presidente do Cats, Anderson Nóbrega.

Em chute de bate-pronto de fora da área do artilheiro Gustavo, bola entra no ângulo do goleiro gremista: 2 a 0
Em chute de bate-pronto de fora da área do artilheiro Gustavo, bola entra no ângulo do goleiro gremista: 2 a 0

O mando de campo na próxima fase não é definido pela melhor campanha, mas por decisão, sem critério técnico, da Federação Paulista de Futebol. O secretário de Esporte, Fábio Fernandes, disse que Taboão tem plenas condições de receber o próximo jogo. “Temos tudo para ganhar essa disputa, nosso campo é recém-formado, a grama é muito mais moderna do que a do São Bernardo”, disse, em referência ao possível adversário do Cats. A definição sai na segunda.

“Se pudéssemos jogar aqui, seria excelente, estamos acostumados com o piso, o tamanho do gramado, o apoio da torcida. Mas se tiver que ser fora, vamos jogar com a mesma determinação”, disse o técnico. “A torcida pode esperar muito esforço não só meu, mas do time todo. Estou muito feliz pelo que a equipe vem fazendo na Copinha, graças a Deus, está dando tudo certo para a gente”, disse ao VERBO o artilheiro isolado Gustavo, de novo destaque do jogo.

45ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
3ª e última rodada do grupo Q, estádio José Feres, Taboão da Serra, nesta sexta-feira
1º jogo – Clube Atlético Taboão da Serra (Cats)-SP 2 x 0 Grêmio-RS
2º jogo – São Caetano-SP 2 x 3 Luverdense-MT

PONTUAÇÃO DOS GRUPOS
(1º colocado dos grupos Q e R se enfrentam na próxima fase, em jogo único eliminatório,
na terça ou quarta-feira, em local a ser definido; a última rodada do grupo R acontece
neste sábado, dia 11, em São Bernardo do Campo-SP, sede: 17h – Paulista-SP x Picos-PI;
19h – São Bernardo-SP x Náutico Capibaribe-PE, com transmissão da Rede Vida)

Classificação

comentários

>