RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O jornalista Adalberto Franco, proprietário do jornal “PratiCidade”, sofreu uma agressão por parte de um assessor do presidente da Câmara de Embu das Artes na quarta-feira (25) enquanto distribuía o periódico no parlamento antes da sessão. Lotado no gabinete do vereador Ney Santos (PSC), Cristiano Maciel, conhecido como DJ Careca, “foi para cima” do profissional de imprensa, que ainda teve a máquina fotográfica quebrada por outro homem do grupo truculento.
“O DJ Careca me ameaçou, dizendo que a publicação era patrocinada pelo Natinha”, disse Franco ao VERBO, em referência ao pré-candidato a prefeito Nataniel Carvalho (PTB), adversário de Ney, que também é pré-candidato à sucessão municipal. “Procurei conversar e disse que ele não ia tirar o meu direito de ser educado e fui me retirando, não queria briga. Na saída, apareceu um outro cara e puxou a minha câmera, que caiu e foi quebrada”, relatou.
O VERBO não localizou Maciel, Ney nem Natinha nesta quinta-feira (26) para comentar o episódio. No fim da tarde, os veículos de comunicação – 14 no total – emitiram uma nota conjunta, subscrita também pelo VERBO, em repúdio à agressão sofrida pelo jornalista, em que “o livre-nomeado atentou contra a liberdade de imprensa e desrespeitou o direito do cidadão de acesso à informação. “Diante da gravidade do caso”, pedem aos vereadores punição à altura.
LEIA ABAIXO NOTA CONJUNTA DA IMPRENSA EM REPÚDIO A AGRESSÃO CONTRA JORNALISTA
“Nota de repúdio da imprensa regional à agressão sofrida pelo jornal PratiCidade na Câmara de Embu
Os veículos de comunicação da região manifestam repúdio contra a agressão feita ao jornalista Adalberto Franco, do jornal PratiCidade, ocorrida no último dia 25/11, quarta-feira, em Embu das Artes. O jornalista fazia distribuição do seu periódico no início da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Embu das Artes quando foi barrado truculentamente pelo senhor Cristiano Maciel, popular DJ Careca. Naquele momento foi hostilizado por esse senhor que é livre-nomeado e lotado no gabinete do presidente da Câmara, Ney Santos.
A hostilização foi motivada pela reportagem do jornal PratiCidade que faz uma análise comparativa sobre conteúdo de pesquisas veiculadas na imprensa local. Cristiano, de forma hostil e intimidadora, causou constrangimento ao livre exercício da liberdade de expressão do jornal e do jornalista. Ao impedir a distribuição do jornal PratiCidade nas dependências da Câmara Municipal, o livre-nomeado atentou contra a liberdade de imprensa e desrespeitou o direito do cidadão de acesso à informação.
Diante da gravidade do caso, é imperioso que os vereadores e as autoridades da Câmara Municipal apurem rigorosamente a seriedade dos fatos e [estabeleçam] punição conforme requer o episódio.
Temos a missão de defender a liberdade de expressão em todas as suas formas!
Folha do Pirajuçara
Taboão em Foco
Verbo Online
Jornal na Net
Informativo Taboão
O Taboanense
O Alvo
Um Novo Jornal
Hoje em Notícias
Movimento News
Click Regional
Taboão Digital
Correio de Itapecerica
Jornal PratiCidade”