Missa pelo Dia da Consciência Negra exalta cultura afro-brasileira em Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O Santuário Santa Terezinha, em Taboão da Serra, realizou na noite desta sexta-feira (20) uma missa em comemoração ao Dia da Consciência Negra que teve várias apresentações de dança e também músicas da liturgia em exaltação à cultura afro-brasileira. Apesar da cerimônia, a data que enaltece o líder da resistência contra a escravidão Zumbi dos Palmares (1655-1695) não é feriado na cidade – apenas funcionários públicos, com ponto facultativo, não trabalham.

Negros dançam durante o rito católico da apresentação das oferendas na missa pelo Dia da Consciência Negra

Entre os fiéis, estiveram presentes também o prefeito Fernando Fernandes (PSDB), o vice-prefeito e secretário de Cultura, Laércio Lopes (PTB), os vereadores Cido da Yafarma (DEM), presidente da Câmara, e Joice Silva (PTB), presidente da Comissão de Cultura do Legislativo, as secretárias de Saúde, Raquel Zaicaner, e de Assistência Social, Arlete Silva, e o coordenador da Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra, Antonio Carlos Sousa Santos.

A missa teve participação animada dos fiéis. Cantos, danças e as cores diversificadas nas vestimentas dos que se apresentavam marcaram a celebração. Em homilia, o padre Vitor Souza, vigário do santuário, que presidiu o ato religioso, falou da missão da Igreja em levar a palavra de Deus a todos os lugares e pediu aos fiéis que permitam que Deus faça morada na vida de cada um, como forma de demonstrar a unidade do povo. “Essa celebração do Dia da Consciência Negra significa a unidade sem descriminação de todo o povo no qual Deus é o Senhor de todos”, disse.

O prefeito destacou que a celebração é importante e tem grande significado não apenas para a cidade. “Não é só para Taboão da Serra, é para todo povo brasileiro, que, graças a Deus, embora se propague muito a questão do preconceito, é um povo que aprendeu a se misturar, aprendeu a miscigenação. Por isso, nos tornamos um grande povo, por isso o Brasil é, com todos os seus problemas, uma terra muito boa para se morar, tem um povo muito receptivo, muito amoroso, um povo que respeita a diversidade cultural, a diversidade entre as raças”, declarou Fernando.

O vereador Cido, que é negro, considerou a missa – idealizada pela Pastoral Afro – importante por enfatizar a cultura afro e abrir caminho a favor da luta contra a desigualdade. “A organização da igreja está de parabéns, eu saio daqui muito mais fortalecido com a palavra de Deus, mais ainda com esse olhar muito mais profundo que nós temos que buscar, como figura pública mesmo, de evitar que qualquer pessoa hoje sofra qualquer tipo de preconceito”, disse.

Membros da Pastoral Afro e da Coordenadoria da Igualdade Racial, prefeito e vereadores ao fim da celebração

> VEJA GALERIA DE IMAGENS DA MISSA PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM TABOÃO DA SERRA

comentários

>