Após fechar PS Akira, Fernando inaugura centro de especialidades nesta 2ª (16)

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Nesta segunda-feira (16), o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) inaugura um centro de especialidades onde era o Pronto-Socorro Akira Tada, no Parque Assunção (região central), às 9h. De acordo com o governo municipal, o equipamento já passa a atender as especialidades dos pacientes agendados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Helena/Jardim Maria Rosa após a cerimônia e terá capacidade para receber mais de 15 mil moradores por mês.

Centro de especialidades médicas após reforma em prédio onde era o antigo PS Akira Tada, que foi desativado

O centro de especialidades oferecerá consultas nas áreas de cardiologia, cirurgia vascular, otorrino, oftalmologista, dermatologista, pneumatologista adulto e infantil, endoscopia, além de fazer pequenas cirurgias ambulatoriais e abrigar farmácia especializada, de acordo com a administração. A Secretaria de Saúde fala em desafogar a demanda no prédio onde funcionava o serviço e melhorar o atendimento em várias especialidades com melhores condições físicas.

Reformado com nova fachada com revestimento de alumínio nas cores prata e azul desenvolvida por uma indústria farmacêutica com fábrica na cidade, a Biolab, o prédio passou por revisão interna geral, adequação para acessibilidade e ampliação do estacionamento. “É um espaço com infraestrutura renovada. Isso significa um avanço no sistema de saúde que implantamos em Taboão”, disse o prefeito, ao destacar a parceria para um atendimento mais humanizado.

Fernando inaugura o centro de especialidades após desativar, em dezembro de 2013, há quase dois anos, o pronto-socorro que funcionava no prédio, que gerou polêmica. O Akira Tada era referência em atendimento de emergência e urgência para a população que mora no lado oeste do município, que criticou a decisão. Hoje, é atendida na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que recebeu o nome do antigo PS, em frente a shopping cerca de 4 km distante.

A oposição refuta anúncio de que “Taboão vai ganhar uma nova unidade de saúde”. “Fechou o único pronto-socorro que atendia aquela região. Deixou toda a população durante dois anos sem o PS e agora o alcaide e sua vereadora querem nos enganar com mais esta maquiagem”, diz o Reaja Taboão, ao se referir a Joice Silva, que colocou faixas celebrando a inauguração. “Este prefeito será lembrado como o prefeito que fechou o PS Akira Tada”, sentencia.

Ambiente interno do equipamento, que atenderá cerca de 15 mil pacientes, e PS Akira Tada fechado (detalhe)

Em 2014, Fernando dizia cumprir o plano de governo apresentado à população, quando foi questionado pelo VERBO não ter falado que desativaria o Akira. Ele alegou que o prédio não mais comportava um PS e que a UPA o substituía. “Vá à UPA, transfira aquele complexo de atendimento ao Akira, fisicamente, cabe? […] Estava completamente obsoleto, eu não podia aceitar a população ser atendida naquele espaço horroroso, sem nenhuma condição técnica”, disse.

O governo ressalta que os serviços de emergência e urgência realizados no antigo PS Akira Tada foram transferidos para a UPA Dr. Akira Tada. O centro de especialidades tem o nome de Maria José Albuquerque, secretária de Saúde nos dois mandatos anteriores do prefeito. Embora lembrada como médica competente, ela teve uma gestão mal avaliada, que pesou para Fernando fracassar em eleger sua candidata à sua sucessão em 2004, Arlete Silva – mãe de Joice.

SERVIÇO
Inauguração do Centro de Especialidades Médicas Dra. Maria José de Albuquerque
Nesta segunda-feira (16), às 9h
Avenida Armando Andrade, 741, Parque Assunção (região central) – Taboão da Serra, SP

comentários

>