RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Depois de ter criticado em público a administração municipal de Taboão da Serra, menos de dois meses atrás, o cantor e pregador Fábio Teruel reclamou nesta sexta-feira (16) também da prefeitura de Embu das Artes para ter autorização para se apresentar no município. Ele criticou o governo por “tantas dificuldades e tamanha burocracia” e não poupou o prefeito Chico Brito (PT) ao dizer que o “encontro de fé” em data pré-acertada, no parque Rizzo, não ia mais ocorrer.
No dia 2 setembro, ao deixar reunião com o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) para marcar show em Taboão após se queixar de “resistência” e “descaso” para não ter autorização antes, Teruel informou ter recebido ligação da assessoria de Chico e que voltaria a Embu no mês seguinte, possivelmente no dia 25. “Em outubro a gente vai estar também em Embu das Artes, um povo também sempre carinhoso, fazendo um encontro de devotos de Nossa Senhora”, disse.
No próprio dia 2, o VERBO fez contato para confirmação do show, mas a prefeitura silenciou. No fim da tarde desta sexta, Teruel protestou pelo Facebook: “Pessoal, o nosso encontro no dia 25 em Embu das Artes foi cancelado, devido a tantas dificuldades e tamanha burocracia que a prefeitura está criando. Se o prefeito não abraça a causa, a coisa infelizmente não anda”. Teruel já foi recebido por Chico na prefeitura, antes de show no Parque Pirajuçara em março.
Assim como o vizinho Fernando Fernandes, Chico foi bombardeado por críticas de seguidores de Teruel na rede social. “Se fosse para efeito político […], pleiteando votos, com certeza este espaço estaria à disposição. Como é sem fins lucrativos e para multiplicar a nossa fé, os políticos como o nosso prefeito Chico Brito criam obstáculos, dificultando um evento tão enriquecedor”, disse Adriane Castro. “Nossa, vai fazer igual o prefeito de Taboão”, escreveu Maria Oliveira.
Em meio a mais de 2,6 mil “curtidas” à reclamação de Teruel no Facebook, em que o comunicador tem quase 600 mil seguidores, outros moradores de Embu de Artes também protestaram contra o governo Chico Brito. “Que vergonha…”, disse Aline Morgana. “Graças a Deus logo acaba o mandato dele”, comentou Silvano Olliver. “Gente vcs devotos, vamos todos na prefeitura e quero ver se esse Chico Brito [não] vai ceder. Vamos pessoal”, mobilizou Ana Cristina Moura.
No início da noite, Teruel postou que a prefeitura liberou o espaço público, mas agradeceu os seguidores. “Vocês são incríveis! Mais uma vez, graças a força do povo, conseguimos! Acabamos de receber a ligação do Depto. Jurídico. Nosso encontro do dia 25 [domingo] em Embu foi autorizado! Estaremos às 10h, no Parque Rizzo, orando, louvando, levando a palavra de Deus e profetizando bênçãos e vitórias sobre você e sua família. Venha, participe e compartilhe!”, escreveu.