ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Maria Rosa, em Taboão da Serra
O Clube Atlético Taboão da Serra (Cats) venceu na estreia na 45ª Copa São Paulo de Futebol Júnior e lidera o grupo Q ao bater o Luverdense por 5 a 1, neste sábado, dia 4, no estádio municipal José Feres, no Jardim Maria Rosa. Em jogo sob calor em torno de 30º, o time construiu a goleada com oportunismo e talento de Gustavo, camisa 9, o destaque do confronto com três gols. A equipe de Mato Grosso marcou de pênalti. Dois mil torcedores acompanharam a partida.
Apesar de pisar no gramado – sintético – como favorito, o Cats fez um placar que surpreendeu. “Com todas as dificuldades que enfrentamos, a ansiedade da estreia, a responsabilidade por ser o time da casa, o calor, foi ótimo, melhor que esperávamos”, comemorou o técnico Fábio Cunha. De acordo com a comissão técnica, às vésperas do confronto, o time perdeu a dupla de ataque titular, Joel, com lesão no joelho, e Lucas, por problema de documentação.
O Cats volta a campo nesta terça-feira, dia 7, às 17h, contra o São Caetano. “A gente está focando um jogo de cada vez, a final do campeonato era hoje. Agora, é o próximo jogo, o São Caetano é o nosso adversário mais difícil no momento”, disse o técnico. Para Cunha, na categoria júnior “o fator camisa ou a diferença de estrutura entre equipes não pesa tanto quanto a vontade”. No último jogo da fase de classificação, Taboão enfrenta o Grêmio, na sexta-feira, dia 10, 16h.
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) assistiu ao jogo do camarote das autoridades montado atrás do gol dos portões do estádio e foi até o vestiário esperar os jogadores após o triunfo. Ele exaltou o espírito de equipe e elogiou que o time tem um meio de campo de qualidade e que “chega com força ao ataque”. Destacou também a defesa, em especial nas bolas aéreas. “Estamos de alma lavada pela vitória que vocês conquistaram. Continuem jogando com humildade”, falou.
O jogo começou equilibrado, com as duas equipes no ataque, mas enquanto o Luverdense fazia lançamentos para a área adversária, o Cats explorava o lado esquerdo em rápidas triangulações. Pelo setor, encontrou o caminho do gol em jogada de habilidade de Lucas, camisa 11, que invadiu a área e chutou cruzado. No rebote do goleiro Matheus, o centroavante Gustavo, na pequena área, só teve o trabalho de tocar para as redes, aos 20 minutos do 1º tempo.
O time alviverde sentiu o golpe. Dois minutos depois, aos 22, o goleiro tentou afastar a bola após um recuo, mas acertou nas costas de Gustavo, que ficou com a bola e a empurrou para dentro do gol. Com o apoio da torcida que gritava o nome de Taboão sem parar, a equipe ampliou com Luiz Felipe, camisa 10, que aproveitou falha da defesa, dominou na entrada da área, se livrou da marcação e bateu para o gol aberto, para fazer 3 a 0, aos 28 minutos.
No 2º tempo, o Cats voltou com o segundo uniforme, listrado, e disposto a manter o mesmo ritmo, para não permitir a reação do adversário e de olho no saldo de gols, apesar do sol do meio-dia, horário do jogo. Após acertar o travessão, o time avançou pelo mesmo lado esquerdo, com lançamento para Gustavo, que driblou o goleiro e foi derrubado na área. O camisa 9 bateu o pênalti com categoria e fez o seu terceiro gol, o quarto da equipe, aos 12 minutos.
Com o calor, que obrigou a paradas para os jogadores tomarem água, o jogo ficou cadenciado e teve paralisações para atendimento de jogadores em esgotamento físico e com cãibra. Apesar de pouca criatividade ofensiva, o Luverdense se lançou ao ataque. Após chute de fora da área, a bola bateu na mão do zagueiro Felipe, e o juiz marcou pênalti. Rafael, camisa 9, cobrou rasteiro no canto oposto do goleiro Rogério e fez o gol de honra do visitante, aos 34 minutos.
Já aos 44 minutos, Thomas Ricardo, camisa 18, entrou pelo frágil lado direito da defesa adversária e chutou na saída do goleiro, para decretar o placar de 5 a 1 para o Cats, que conquistou três pontos. No jogo inaugural do grupo, São Caetano e Grêmio empataram por 0 a 0 e ficaram com um ponto cada. Durante a primeira partida, o torcedor Silvério Monteiro, 55 anos, que estava no alambrado, sofreu um AVC e foi socorrido por ambulância do Samu à UPA da cidade.
> VEJA GALERIA DE IMAGENS DE CATS x LUVERDENSE-MT