Após demitir Silvino por apoiar Natinha, Chico põe Paulo Oliveira no Esporte

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Duas semanas depois de demitir o secretário Silvino Bomfim em circunstância ruidosa após o auxiliar anunciar apoio surpreendente, o prefeito Chico Brito (PT) nomeou na quinta-feira (1º) o assessor Paulo Oliveira como novo titular da pasta de Esportes de Embu das Artes. Um dos fundadores do PT na cidade, secretário de Cultura de 2009 a 2011 e superintendente do Conisud até 2014, Oliveira assessorava Chico na vice-presidência da Frente Nacional dos Prefeitos.

“Vou fazer o possível para que nossa cidade continue cada dia melhor”, disse Oliveira ao VERBO. Ele terá como tarefa imediata reestruturar a secretaria após a demissão de 18 servidores comissionados entre as exonerações em massa na prefeitura em setembro pela queda de receita. “Não é fácil para ninguém, vamos trabalhar a motivação do grupo e melhorar a gestão para consolidar o trabalho sem perda de qualidade nem supressão de atividades ou projetos”, falou.

Paulo Oliveira (dir.), novo secretário de Esportes, ao ser empossado, ao lado do adjunto André Maestri

A pasta era tocada pelo adjunto André Maestri, como interino, que falava em “alguns” exonerados. “Não vai prejudicar o atendimento à população que utiliza os espaços públicos e faz parte dos projetos de esporte da cidade”, afirmou. Ele reconheceu, porém, que “a dificuldade no momento de crise é para qualquer um”. “Estamos readequando nos locais que perdemos profissionais. Estamos lutando, fazendo parcerias, não podemos ficar de braços cruzados”, disse.

SILVINO
A secretaria estava sem titular desde a saída de Silvino, em 17 de setembro. Fiel aliado de Chico na votação de projetos complexos e polêmicos como o plano diretor quando presidente da Câmara, Silvino chefiava a pasta desde o início do segundo mandato do prefeito (2013), mas “caiu em desgraça”, nas palavras de interlocutores do governo, ao anunciar apoio ao pré-candidato a prefeito Nataniel Carvalho, o Natinha (PTB), e não à de Geraldo Cruz, do PT, seu partido.

O apoio do ex-vereador Silvino, que deixava o PT, foi anunciado pelo próprio Natinha, no início do mês passado. “Hoje [dia 8] estou muito feliz, nesta manhã recebo o apoio de um grande amigo, pessoa que tem uma história muito bonita e honrosa na nossa cidade, estou falando do secretário de Esporte, Professor Silvino. Te agradeço pela confiança e por apostar no nosso projeto, pode ter certeza que faremos história juntos. Muito obrigado!!!”, disse o hoje vice-prefeito.

“No momento oportuno, deixarei bem claro a todos porque fiz esta opção. Estou saindo de um grande partido, há mais de 20 anos fui filiado. Fui vereador, [sou] secretário de Esportes, e por enquanto não vou me pronunciar até que tenha conversado com a direção do partido”, disse Silvino na ocasião. Ele esperava continuar secretário. Demitido, não quis falar. A gestão Chico não noticiou a saída e omitiu passagem dele pela pasta ao anunciar Oliveira como novo secretário.

comentários

  • O que acontece hoje na cidade de Embu das Artes, em especial no meio político, é que existe uma frente partidária comandada pelo Prefeito Chico Brito, com objetivos muito claros de fortalecer a candidatura do atual Presidente da Câmara, vereador Ney Santos.
    Qualquer pessoa que sai do PT e se prontifica a apoiar o candidato Ney Santos, exemplos do Gideon, vereador Gilson Oliveiras entre outros, é super valorizado, ganham vantagem pela escolha indicada do chefe, como cargos com boa remuneração, sub-secretaria e até secretarias.
    O intuito desse grupo partidário que se criou no Embu, é fortalecer o vereador Ney Santos e enfraquecer o atual deputado Geraldo Cruz, uma continuação da chamada TRAIÇÃO, que ocorreu nas eleições de 2014, e que não parou por lá.
    Alem do Professor Silvino, que foi demitido com a alegação de trocar de partido e por apoiar a candidatura do atual vice prefeito Natinha, vários funcionários comissionados filiados ao PT foram exoneradas no mês de setembro, com a alegação de contenção de gastos. Porém esse argumento não procede, não é verdadeiro, a demissão em massa de filiados do PT é uma manobra suja para enfrequecer o Partido dos Trabalhadores, forçando os filiados a mudarem de partido para apoiar a candidatura do Ney Santos, ou então perde o emprego.
    O Prefeito Chico Brito, à muito tempo deixou de levantar a bandeira do PT, faz isso as vezes em eventos públicos para ninguem descobrir seus verdadeiros interesses políticos na cidade de Embu das Artes, que na verdade já está praticamente público, o objetivo principal é não deixar o Geraldo Cruz assumir a Prefeitura novamente, uma inversão do que o Geraldo Cruz fez com ele, a famosa apunhalada pelas costas.
    Na sua gana pelo poder e dinheiro, o prefeito Chico Brito vai atropelando todos que ficam a sua frente, um exemplo de que bem lembrou o Verbo Online, é o próprio Professor Silvino, que foi seu braço direito nos primeiros 4 anos do seu mandato, que como Presidente da Câmara, conseguiu conduzir a aprovação de projetos polêmicos, como o Plano Diretor, que arruinou drasticamente a questão ambiental de várias regiões, mas que está deixando muita gente rica.
    Como diz o ditado, que de louco todo mundo tem um pouco, o sábio sociólogo não está mais conseguindo convencer as pessoas, o dom da sua fala, que sempre foi encantadora e convencia as pessoas, não está mais funcionando, se reuni as quatro paredes com um candidato e sair às ruas com outro, está ficando sem sentido, é como acender uma vela pra Deus e outra pro demo, onde isso vai parar, na sua idéia estratégica de mentir, simplesmente mentir, talvez foi apenas isso que ele fez, desde que chegou na cidade de Embu das Artes, em meados dos anos 2000.
    O importante mesmo é que daqui a 18 meses, o prefeito Chico Brito, vai estar deixando a Prefeitura, e se os embuenses tiverem sorte, talvez ele tambem deixe a cidade, afinal ele já mora na cidade de Cotia, em um condomínio fechado que tem a avaliação do metros quadrado mais caro de SP, que fique por lá, e nunca mais volte, com certeza Embu das Artes não sentirá a sua falta, isso eu garanto.

  • >