ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Neste domingo (20), o radialista e cantor Fábio Teruel realiza “encontro de fé” em Taboão da Serra, às 16h, em frente ao Parque das Hortênsias (ao lado da prefeitura, região central), em idealização que contribuiu para traçar o perfil de um dos comunicadores mais admirados do grande público na atualidade e que atrai multidões onde se apresenta, com repertório de músicas religiosas e mensagens de autoestima e otimismo para superação de dificuldades cotidianas.
Teruel teve dificuldade para se apresentar em Taboão e mostrou ser determinado. Depois de não ter tido autorização, ele protestou no seu programa de rádio (Tropical FM) e rede social. “Os ofícios que temos enviado à prefeitura têm sido indeferidos. Enviamos mais um, mas estamos sentindo uma certa resistência e um pouco de descaso. Se você é de Taboão, peço que nos ajude a conseguir levar a nossa mensagem de fé e esperança para essa querida cidade”, disse.
Diante da reclamação em público, o governo falou em “mal entendido”. O secretário Fabio Fernandes (Esportes), filho do prefeito Fernando Fernades (PSDB), admitiu, porém, não ter respondido sobre o pedido de autorização. “Não tive a oportunidade de poder ter respondido porque, como você sabe, todo evento em nosso município tem que ter a autorização das autoridades locais e isso já havia sido solicitado”, disse Fabio no Facebook, após Teruel ter reclamado.
Sem a resposta antes, Teruel teve o apelo atendido de forma meteórica e provocou a ira de inúmeros seguidores contra o prefeito, que foi até acusado de só por ser evangélico “barrar” o comunicador, devoto de Nossa Senhora Aparecida. Uma semana apenas após a queixa, ele foi recebido pelo prefeito. Como Fernando, contrariado com a repercussão negativa, não atendeu a imprensa, o próprio Teruel, atencioso, anunciou quando se apresentaria.
Apesar do mal-estar no governo, Teruel não se arrependeu por ter pedido ajuda e pressionado as autoridades. “Coloquei no Facebook e fiquei feliz, se o prefeito nos procurou foi porque as pessoas que gostam da gente cutucaram ele: ‘e aí, prefeito, vamos fazer o encontro ou não vamos?’”, disse Teruel. Durante o show, diante da esperada presença de Fernando, a oposição ao prefeito planeja mostrar a faixa “Fábio Teruel, quem te trouxe foi o povo, não o governo”.
Informado pelo VERBO sobre o então impasse, o vice-prefeito Laércio Lopes (PTB) intermediou conversa com o prefeito e teve a ideia do estacionamento do Parque das Hortênsias para o evento. “O que me deixa feliz é que conseguimos acabar com esse desencontro, essa falta de informação, mal-entendido. Fábio vai fazer um grande espetáculo […], sempre será bem vindo à nossa cidade”, disse Laércio ao lado de Teruel. O evento deve reunir mais de 10 mil pessoas.
Teruel já se apresentou pelo menos duas vezes em Taboão, sempre a convite do Santuário Santa Terezinha, e agora fará o primeiro show “independente” na cidade. “Tenho um amigo muito querido aqui, o monsenhor Aguinaldo, e fazíamos o evento lá. Graças a Deus, foi crescendo e não cabe mais lá, acaba fechando a BR [BR-116]”, disse. Em 2013 o evento foi no santuário, mas em dezembro do ano passado aconteceu no ginásio de esportes no Jardim Helena.
Teruel é determinado pela fé, que o move e arrasta. “A fé dele é forte e faz com que a gente tenha igual a dele”, disse a pedagoga Suzelane Marcelino, 31, do Piraporinha (zona sul de SP). “Tive uma bênção hoje mesmo, tenho depressão profunda e fico com falta de ar e dor muscular, e consegui ficar com o menino no colo. Na passagem da santa [Nossa Senhora Aparecida], ele pedia para levantar o braço que doía, e levantei”, falou, em show em Embu das Artes neste ano.
Para a comerciante Daiane de Andrade, 23, de Itapecerica da Serra (SP), Teruel tem uma fé sintonizada com desejo e busca de felicidade que fortalece as pessoas. “Ele passa uma mensagem muito boa, nos momentos em que eu precisei de algo, parecia que ele falou para mim. Ele já me deu muita força, me incentivou em muitas coisas em que achei que não ia conseguir ou tinha medo”, disse Daiane, sobre dificuldades no campo “sentimental, profissional, na faculdade”.
“Fábio Teruel é um contador de histórias”, definiu o mecânico Washington Pereira, 42, do Capão Redondo (zona sul de SP). Ele o segue há dois anos e meio desde que o sintonizou no rádio quando estava “esmorecido, contas para pagar, brigando com a noiva, entregue a bebida, cigarro, balada”. “Parei e hoje só recebo graça. Ele tem uma mensagem bem católica, e hoje sou umbandista e católico. Se não fosse bom, todo evento dele não era sempre assim, lotado”, disse.
LEIA TAMBÉM
> Fábio Teruel diz que Taboão ‘cutucou’ prefeito e anuncia show no dia 20
> Prefeito recebe Fábio Teruel nesta 4ª para marcar ‘encontro de fé’ em Taboão
> Fábio Teruel critica prefeitura de Taboão; ginásio ‘será liberado’, diz vice