Portal noticia uso do ‘símbolo mais clássico do nazismo’ em desfile de Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O Portal Fórum repercutiu nesta quinta-feira (9) a utilização de símbolos associados ao nazismo durante o desfile de 7 de Setembro em Taboão da Serra, a partir de reportagem do VERBO. O portal, que traz textos jornalísticos que buscam uma visão de mundo diferente da imprensa tradicional, nasceu como revista inspirada no Fórum Social Mundial (2001) e se tornou veículo de prestígio entre movimentos sociais, organizações humanitárias e a sociedade civil mundial.

Com rostos ‘apagados’, alunos com símbolos que lembraram nazismo no desfile de 7 de Setembro em Taboão

Com o título “Crianças carregam suásticas em desfile cívico de Taboão da Serra”, reportagem inicia dizendo que, “para alguns, a demonstração de força militar, bem como o orgulho patriótico que impera nos desfiles de 7 de setembro pelo país são tradições questionáveis. Um desses desfiles, no entanto, não se limitou às reverências militares brasileiras e causou polêmica ao trazer crianças exibindo suásticas, símbolo mais clássico do regime nazista da Alemanha”.

“O caso aconteceu no desfile de Taboão da Serra (SP), no centro da cidade”, apresenta a reportagem, que prossegue em dizer que as escolas municipais fizeram apresentações em homenagem aos Jogos, aproveitando que o Brasil sediará o evento no ano que vem. “Cada escola, então, compôs uma ala representando a história das Olimpíadas em cada país. Uma delas, no entanto, ao retratar os Jogos de Berlim (1936), exibiu a suástica, um símbolo político – e não esportivo”.

A reportagem se encerra com reprodução da declaração do secretário responsável pelo desfile ao VERBO. ‘“Fizemos um desfile com produção de conhecimento, com conteúdo cultural, quando começarem os Jogos no Rio, os alunos vão saber a origem das Olimpíadas, o símbolo, o Hino Nacional. E inclusivo, a nossa Monalisa era uma cadeirante. É sair do discurso pedagógico para uma aula pública’, afirmou o secretário de Educação João Medeiros ao site Verbo Online”.

Página do Portal Fórum com reportagem sobre o desfile de Taboão ter usado símbolos que causaram polêmica

O texto traz como foto de alto de página a publicada pelo VERBO (com o crédito característico do site), divulgada pelo vereador Luiz Lune (PCdoB), no Facebook, e uma imagem frontal, então inédita, com os símbolos mais em evidência. A publicação considera a exposição tão negativa ou depreciativa que não identifica as crianças ou adolescentes alunos da escola, e mesmo adultos próximos, provavelmente educadores, que aparecem com rosto “apagado” digitalmente.

Na página do Portal no Facebook, que tem quase 500 mil seguidores, a postagem tinha até o fim da noite mais de 570 compartilhamentos e 360 comentários, a maioria reprovando o uso. “Coitadas dessas crianças! É claro que a suástica foi apropriada pelo nazismo, sendo-lhe precedente, contudo, foi desse fenômeno de insanidade e desumanidade que se tornou símbolo; e este estigma não pode ser ignorado. Ideia infeliz desses professores!”, disse a leitora Gilvania Dias.

> REPORTAGEM DO PORTAL FÓRUM SOBRE SUÁSTICA EM DESFILE DE 7 DE SETEMBRO DE TABOÃO DA SERRA

 

comentários

>