ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
O vereador Marcos Paulo (Pros) alertou Luzia Aprígio (PSB) de que o projeto de lei dela que cria a feira noturna em Taboão da Serra seria inviabilizado com taxa de coleta de lixo, em articulação do líder do prefeito Fernando Fernandes (PSDB), Eduardo Nóbrega (PR), conforme apurou o VERBO. Após Luzia “tomar satisfação” do vereador, a proposição foi aprovada. Na sessão passada (1º), Nóbrega acusou existir entre vereadores da base um “X-9”, que seria Marcos Paulo.
Exaltado, Nóbrega disse em tribuna de forma inusitada, quando a sessão já estava no fim e depois de ser diplomático em convencer três vereadores governistas a recuarem em criar uma CPI contra o ex-vereador Aprígio (PSD), que tinha que “deixar algumas coisas claras”. “Presidente, o senhor conhece o termo ‘X-9’? ‘X-9’ significa dedo-duro, fofoqueiro, cagueta, delator, linguarudo. Fofoca para mulher é feio, para barbado é pior”, esbravejou o líder do prefeito, furioso.
“Há um fofoqueiro ou uma fofoqueira entre nós que vaza informação de sala interna quando tem vereador e prefeito conversando, a pessoa fica nas coxias ouvindo. Nas coxias não, está participando, e sai de lá para levar informação, tentando denegrir uma relação política. É da base, e vou pegar, e não é conversa de político. Se for homem, vou dar um pau aqui no plenário para todo mundo ver, se for mulher, vou dar o nome para aprender a ter mais dignidade”, falou.
Após a reunião em que foi discutido projeto de Luzia, mulher de Aprígio, desafeto de Nóbrega, Marcos Paulo “se doeu” e procurou a vereadora. “Toma cuidado que querem tirar a feira noturna da sra.”, avisou, sobre a cobrança da taxa. Indignada, Luzia foi até o líder do governo. “O sr. quer me tirar a feira, me deixa em paz, sou vereadora como o sr., deixa eu trabalhar”, reagiu. Nóbrega “ficou mal, não imaginava ser dedurado”, comentou um interlocutor do vereador.
Ainda conforme apurou o VERBO, Nóbrega não queria “levar a culpa” por barrar um projeto com apelo popular e que a rejeição ficasse na conta do prefeito, de cuja sanção ainda depende para virar lei. Apesar da promessa, Nóbrega não deverá, na sessão nesta terça (8), revelar o “X-9” nem dar “um pau” – ato que não se espera de homens públicos quanto mais de quem almeja ser prefeito. Fernando teria acalmado o vereador e dito para fingir não saber quem é o “cagueta”.
Fernando não quer “perder” Marcos Paulo com “fogo amigo” e dar novo fôlego à oposição. Com a postura assumida, Marcos Paulo tenta se reaproximar e recompor o grupo (dos 7) que quase o fez presidente da Casa, diante da frágil presidência de Cido (DEM) e do poder ostensivo e impositivo de Nóbrega. No desfile de 7 de Setembro, Nóbrega evitou posar para fotos com Marcos Paulo junto. O VERBO não conseguiu localizar ambos após apuração da reportagem.