ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra*
Um dos comunicadores mais admirados do grande público na atualidade e que atrai multidões nas cidades onde é recebido, com repertório de músicas religiosas e mensagens de autoestima e otimismo para superação de dificuldades cotidianas, o radialista e cantor Fábio Teruel disse na quarta-feira (26) em seu programa de rádio que em Taboão da Serra não pode se apresentar por conta de que a prefeitura não tem autorizado. Ele falou em “resistência” e “descaso”.
Teruel voltou nesta quinta a se queixar no ar, na Tropical FM, sobre os ofícios “indeferidos” e provocou uma avalanche de críticas de ouvintes e seguidores ao prefeito Fernando Fernandes (PSDB), que chegou a ser acusado de “barrar” por ter outra religião. “Ele não sabe separar as coisas, pois ele é evangélico. Mas ele tem que ver que na nossa cidade tem muitos católicos e devotos de Nossa Senhora Aparecida, nossa mãezinha”, disse a moradora Valquiria Ribeiro.
“Ontem e hoje [quarta e quinta-feira] no programa dele, ele comentou que muitas pessoas que moram no Taboão pedem para que ele venha novamente à nossa cidade. Mas ele comentou que já mandou inúmeros ofícios pedindo a autorização do prefeito para se apresentar no ginásio [no Jardim Helena]. Mas nem ele, nem o filho [Fabio Fernandes], que é secretário de Esportes, permitem que ele venha”, contou ao VERBO a moradora Gláucia Giseli, inconformada.
“Aí ele [Teruel] pediu para que as pessoas comentassem nas redes sociais que gostariam de sua presença aqui, para ver se ele [prefeito] se sensibiliza e autoriza”, disse Gláucia. Após falar no rádio, Teruel publicou no fim da tarde desta quinta-feira na sua página no Facebook a insatisfação por não ter sido atendido, para permitir que os seguidores se manifestassem. Até o fim da noite, a postagem tinha cerca de 6.700 curtidas e mais de mil compartilhamentos.
“Temos recebido muitos pedidos para realizarmos um encontro de fé em Taboão da Serra. Os ofícios que temos enviado à prefeitura têm sido indeferidos. Enviamos mais um, mas estamos sentindo uma certa resistência e um pouco de descaso. Se você é de Taboão, peço que nos ajude a conseguir levar a nossa mensagem de fé e esperança para essa querida cidade”, escreveu. Teruel esteve em Taboão em 2013 na Igreja Santa Terezinha e dezembro de 2014 no ginásio.
OUTRO LADO
O VERBO ligou nesta quinta para o secretário Fabio Fernandes, mas ele não atendeu. A reportagem falou com o vice-prefeito Laércio Lopes (PTB), que após se informar sobre a situação retornou contato no fim da noite. Após conversar com o prefeito, ele afirmou que apenas um ofício com pedido de autorização foi recebido, em 20 de agosto, e “em momento nenhum foi indeferido”, e que Teruel poderá se apresentar em Taboão, “não existe nenhum empecilho”.
“O pedido recebido foi no dia 20 de agosto. Em momento nenhum foi indeferido, e é para ele entrar em contato que vai ser liberado sim. Ele [Fernando] está até estranhando essa coisa de indeferido, vamos procurar saber o que houve. Mas não existe nenhum empecilho para ele vir para Taboão, não. Inclusive mandei e-mail para ele”, disse Laércio. O VERBO comentou que o problema estava resolvido. “Acho que sim, deve ter havido algum desencontro, com certeza.”
> * texto atualizado com informação das últimas presenças de Teruel em Taboão da Serra