Da Redação do VERBO ONLINE
A Câmara dos Vereadores de Taboão da Serra formou nesta quinta-feira (20) a primeira turma da Escola do Legislativo, uma iniciativa voltada ao aprendizado, formação e atualização profissional e funcional dos servidores e parlamentares da Casa. A escola – aprovada em plenário por meio de lei complementar (LC 137/2014) durante a gestão do presidente Eduardo Nóbrega (PR) – também irá oferecer, no futuro, cursos para a formação política da população em geral.
Nessa primeira fase, 15 servidores foram capacitados no curso “Técnica Legislativa”, ministrado pelos professores Adalberto Graciano, Antônio Carlos Lamberti e Augusto Miranda Lewin, funcionários concursados da própria Câmara – a escola conta ainda com a participação da advogada Karina Nóbrega e de Victor Hugo dos Anjos. Os formandos ressaltaram a importância do aperfeiçoamento profissional para o desempenho das atividades diárias da Casa.
A formatura dos funcionários aconteceu no plenário da Câmara em solenidade que reuniu os vereadores Cido (DEM), presidente da Casa, Joice Silva (PTB), Érica Franquini (PSDB), Luzia Aprígio (PSB) e Eduardo Lopes (PSDB). “O Poder Legislativo de Taboão da Serra é uma das poucas Câmaras do Brasil que possuem uma escola como essa, isso é um motivo de orgulho para todos nós”, disse Cido. A escola foi criada em 2014 e está sendo estruturada neste ano.
Conforme vontade do presidente do parlamento, a ampliação do número de cursos e a abertura da escola para o público em geral acontecerão de forma gradativa. “Eu fico muito feliz, a ideia surgiu com a Mesa-diretora passada, estamos no momento de concretizar, de poder colocar em prática. Temos obrigação de fazer acontecer, de aproximar a população através do conhecimento. A escola só tem fundamento se todos participarem”, disse o chefe do Legislativo.
A escola visa “aproximar a Câmara do cidadão, favorecer o debate político, fortalecer o processo legislativo, além de capacitar servidores, cidadãos e agentes políticos para a ação democrática participativa nas decisões que afetam a vida no município”. “A escola foi fruto de uma experiência que a gente viu ser correta, bem sucedida em outros municípios. A gente está na vanguarda, inovando, nosso município está indo muito adiante”, declarou Lamberti, diretor da escola.
> com informações da assessoria