Internado no HGP, publicitário Ademir Serra, de ‘O Povo’, morre aos 61 anos

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O publicitário Ademir Serra de Jesus, fundador da PPD Publicidade – que publica o jornal “O Povo” – morreu na noite deste domingo (26), aos 61 anos, de infecção generalizada (choque séptico), no Hospital Geral do Pirajuçara, em Taboão da Serra. Em longa internação, Ademir sofreu um AVC (derrame) no dia 2 e foi levado para a UPA de Taboão, mas no dia seguinte foi transferido ao HGP, onde ficou no pronto-atendimento, UTI, semi-intensiva e de novo no PA, até o óbito.

Ademir Serra, que morreu após 3 semanas internado no HGP, posa para foto no dia das eleições em 2012

Na quinta (23), após deixar a UTI, Ademir estava consciente, mas à meia-noite passou mal. A família acusa negligência. “O médico pediu para umedecer a garganta com a água. A enfermeira jogou água na boca do paciente, que se engasgou, e virou um quadro de pneumonia”, disse a sobrinha Michele Carneiro. “[Houve] A demora de fazer uma tomografia, tive que brigar e chamar o diretor clínico”, declarou. O VERBO não conseguiu falar com a direção do HGP.

Nascido em Salvador (BA), Ademir morava em Taboão há mais de 30 anos e era publicitário por mais de duas décadas. Ele tinha um temperamento pacato, de fala calma. De acordo com a sobrinha, ele não tinha hipertensão que levou ao AVC e passou “nervoso” em um compromisso em Embu das Artes, onde estava intensificando a atuação nos últimos meses. Ademir realizava trabalho em toda a região, com destaque no governo Cida Maschio (2009-12), em Juquitiba.

Ademir assumia posicionamento político e colocou “O Povo” como espécie de publicação oficial do governo Evilásio Farias (PSB) ao noticiar as ações da administração, até quase o fim do primeiro mandato do então prefeito, em 2008. No segundo semestre daquele ano, porém, após divergências com o grupo no poder, conforme ele contou ao VERBO, o jornal passou a ser crítico à gestão Evilásio. Em 2012, ele apoiou a candidatura do prefeito Fernando Fernandes (PSDB).

No enterro, na tarde desta segunda-feira, no Cemitério da Saudade, em Taboão, familiares estavam muito abalados pela morte repentina e como ocorreu. Jornalistas e proprietários de veículos de comunicação marcaram presença e destacaram a capacidade profissional, companheirismo e a lealdade de Ademir pela causa da liberdade de imprensa. Ele deixa companheira e três filhos – a única mulher, residindo na capital baiana -, do primeiro relacionamento.

comentários

>