Secretaria de Saúde de Taboão vacina contra sarampo e febre amarela em 4 UBSs neste sábado (7)

'Dia D' acontece nos postos de saúde no Parque Assunção, Margaridas, CSU/Parque Pinheiros e Santo Onofre; campanha visa evitar 'reintrodução de doenças já contidas'

Especial para o VERBO ONLINE

Profissional de saúde vacina morador de Taboão da Serra; 'Dia D' imuniza contra sarampo e febre amarela neste sábado (7), das 8h às 16h | PMTS

Este sábado (7) é o “Dia D” de multivacinação em Taboão da Serra em quatro UBSs, a do Parque Assunção (Dr. Maria José de Albuquerque), Margaridas, CSU/Parque Pinheiros e Santo Onofre, até as 16h. A Secretaria de Saúde tem como prioridade a aplicação da vacina tríplice viral, de proteção ao sarampo, caxumba e rubéola, e a contra a febre amarela, conforme os intervalos indicados para cada faixa etária, e para os que receberam dose fracionada há oito anos.

Contra o sarampo, a primeira dose deve ser aplicada em crianças aos 12 meses com a tríplice viral (contra também caxumba e rubéola) e a segunda dose, aos 15 meses, com a tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Pessoas entre 5 e 29 anos devem tomar ambas as doses com intervalo mínimo de 30 dias. Só com ambas as doses, serão considerada vacinadas. Quem tem entre 30 e 59 anos, apenas uma dose é requisitada para ser considerada vacinado.

Contra a febre amarela, devem se vacinar as pessoas que receberam a dose fracionada, crianças aos 9 meses (com reforço aos 4 anos). Quem recebeu apenas uma dose até os 5 anos também precisa do reforço. Já os que têm entre 5 e 59 anos e não foram vacinados devem receber uma dose única. A dose fracionada foi dada na campanha emergencial em 2018 – quando um morador de Taboão morreu na Bahia após contrair a doença em Itapecerica da Serra.

“Esta [ação do ‘Dia D’] é uma medida essencial para proteger a população e evitar a reintrodução de doenças que já foram contidas”, explica o secretário Ailton Bogalho (Saúde). A campanha também visa atualizar outras vacinas desatualizadas, conforme os esquemas e intervalos recomendados para cada faixa etária e especificidades de cada imunizante. “Manter a caderneta atualizada é essencial para o cuidado individual e coletivo”, completa Ailton.

SERVIÇO
‘Dia D’ de Multivacinação em Taboão da Serra
Neste sábado, das 8h às 16h, nos seguintes postos de saúde:
– UBS Margaridas
Rua Paulo Augusto de Andrade, 400 – Jardim das Margaridas
– UBS Parque Pinheiros
Avenida Laurita Ortega Mari, 2.131 – Parque Pinheiros
– UBS Parque Assunção (Dra. Maria José de Albuquerque)
Rua José Mari, 13 – Parque Assunção
– UBS Santo Onofre
Rua Marechal Arthur Costa e Silva, 85 – Pirajuçara
 

comentários

>