ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Promover a integração da comunidade e a prática de esportes. No objetivo alcançado, a 10ª Corrida do Trabalhador movimentou a região do Jardim São Judas, periferia de Taboão da Serra, ao possibilitar hábitos saudáveis e gesto de solidariedade a famílias carentes, além do cuidado com a saúde em ação preventiva, no dia 1º de maio. Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento que faz parte do calendário oficial do município, objeto de lei aprovada em 2010.
A corrida teve a inscrição de 1.100 atletas, mediante a entrega de 2 quilos de alimento não-perecível. As cerca de duas toneladas arrecadadas serão doadas às pessoas atendidas pelo projeto social Aparecendo e pela Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque, no Jardim das Margaridas. Durante o evento, moradores tiveram ação de saúde com medição de pressão e de glicemia no sangue (diabetes), enquanto crianças se divertiram em brinquedos infláveis.
A prova teve cinco quilômetros de percurso, com homens e mulheres correndo juntos. Os cinco primeiros colocados de cada categoria ganharam prêmios e os cem melhores, medalha. O grande vencedor entre os competidores masculinos foi Sérgio Celestino da Silva, 31, que fez o trajeto em 16 minutos e 14 segundos. No feminino, a primeira colocada foi Conceição Maria de Carvalho, 40, que completou em 20 minutos e 4 segundos – faturaram uma TV 32″ e R$ 500.
Sérgio Celestino é morador de São Paulo, já Conceição é de Taboão da Serra, de acordo com a prefeitura. Entre os atletas homens residentes no município, o melhor colocado foi Felipe Carlos da Silva, que ficou em sexto lugar. A corrida e os serviços prestados tiveram infraestrutura e apoio da prefeitura. O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) acompanhou o evento que chamou de “grande festa” da comunidade e parabenizou organizadores e atletas.
“Mais do que uma disputa, é uma promoção da saúde e do lazer na comunidade, que, infelizmente, já é tão carente até mesmo do esporte. Fico feliz, porque iniciei correndo, muito antes de pensar em ser político. Em 2009, eleito, acabei fazendo projeto de lei que cria a corrida do trabalhador. Vendo que está crescendo, fico emocionado. Não sei por quanto tempo mais estarei na vida pública, mas é um marco na minha vida”, disse o vereador Cido (DEM), idealizador.