Ventos fortes que atingiram a região nesta quarta-feira (10), desde a manhã, provocaram a queda de ao menos 20 árvores em Taboão da Serra, além de outras estruturas, em diferentes pontos. Em outra consequência da ventania, a cidade registrou transtornos no trânsito ao longo do dia e falta de energia elétrica, que – responsabilidade da Enel – persistia durante a noite em alguns bairros. A prefeitura atendeu e normalizou os casos de derrubada das espécies vegetais.
Entre as primeiras ocorrências, uma árvore caiu dentro da área de uma empresa, sobre o portão, na estrada de São Francisco altura do número 460, próximo à divisa com São Paulo. Parte do tronco e a copa ficaram para fora, na via. Ninguém se feriu. O subprefeito tenente Dacal foi avisado e acionou a Defesa Civil, órgão pelo qual é responsável, e o setor de poda e corte. As equipes foram ao local para fazer a remoção e garantir a segurança de pedestres e motoristas.
No início da tarde, uma árvore caiu na rua Paulina Ortega, no bairro Parque Assunção (região central), ao lado do Parque das Hortênsias. A espécie chegou a bloquear totalmente a rua, mas funcionários do parque conseguiram fazer a desobstrução parcial e deixaram a via com uma faixa liberada. “É uma árvore de grande porte. Está perigoso, até acabou arrebentando alguns fios”, disse o diretor do Parque das Hortênsias, Claunir Rodrigues. Ele ia alertar a Defesa Civil.
Cerca de uma hora e meia depois, outra árvore também de grande porte caiu na rua José Mari, próximo a um dos portões da empresa Sercom, após os ventos fortes. Ela atingiu um ônibus, um trailler de lanches e algumas motos estacionadas. A Defesa Civil também foi ao local. Parte da fiação também arrebentou. A Enel foi acionada. Mais uma árvore, menor, tombou na rua Rosário Inserra, no Jardim Maria Rosa. Moradores e motoristas se encarregaram da remoção da pista.
Com a própria ventania, além das quedas de árvore, vários locais de Taboão ficaram ou ainda estão sem energia elétrica, como a própria avenida Taboão da Serra, onde os semáforos ficaram inoperantes e obrigaram agentes de trânsito a organizar a travessia de motoristas. Mas há registro de vários bairros ainda no escuro, como Intercap, Parque Laguna, Jardim Três Marias, Jardim América, Parque Pinheiros, Vila Iasi, Jardim Record, Jardim Maria Luiza, Suiná e Jardim Elisabete.






Jardim Monte Alegre sem energia desde às 10h da manhã de ontem. Um absurdo
Já passou da hora das prefeituras mandarem podar as árvores das cidades outras precisam ser substituídas tem árvores aí com raízes toda podre aí quando vento derrubam ficam procurando culpados sempre sobra para Enel