O prefeito Engenheiro Daniel (União Brasil) entregou reforma com criação de mais leitos de UTI e um ultrassom com doppler no Pronto-Socorro Antena, na última sexta-feira (5). Com a capacidade de atendimento em terapia intensiva instalada e novos aparelhos, pacientes com quadro mais grave e gestantes não vão precisar mais ser transferidos ou encaminhados temporariamente para outras unidades de saúde, como o Hospital Geral do Pirajussara (HGP).
O Antena comportava dez leitos de terapia intensiva – dispunha de espaço físico -, mas só tinha equipamentos de UTI para seis. O PS teve a entrega de aparelhos para mais quatro pontos de internação e agora conta com dez leitos de UTI completos. Já o ultrassom é de última geração, com doppler colorido, e vai beneficiar munícipes grávidas e assistidos na urgência e enfermaria, inclusive com diagnóstico de trombose, além de reduzir o transporte pelo Samu.
Na rede social, o prefeito destacou a aquisição do ultrassom e a capacidade de procedimentos em média. “Com ele, vamos realizar mais de 350 exames por mês, garantindo atendimento rápido, moderno e de qualidade. Esse avanço beneficia, principalmente, as mulheres da nossa cidade e também pacientes graves, que antes precisavam ser encaminhados a outras unidades. Agora, o cuidado está mais perto de quem mais precisa”, disse Engenheiro Daniel.
A ampliação do atendimento de UTI foi custeada com recurso federal de emenda do deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL), a pedido do vereador Enfermeiro Rodney (Podemos). Já a instalação do ultrassom foi viabilizada com verba estadual enviada pela deputada Leci Brandão (PCdoB), em articulação da vereadora Professora Najara Costa (PCdoB), “em parceria com a gestão municipal”, salientou Najara. Os dois vereadores estiveram presentes no ato de entrega.
Engenheiro Daniel falou com o VERBO e ressaltou o avanço. “Hoje, o Antena pode ser comparado a um hospital municipal. Tudo o que tem no pronto-atendimento do HGP, tem no Antena, não devemos nada a eles. Fazemos exames e coletamos. E reduzimos o tempo de atendimento com exames – sangue, ultrassom, raio-x, tomografia. Entre atendimento médico, exame e retorno no médico, a média é de 1 hora e 25 minutos. Nem hospital particular está assim”, afirmou.





