A Câmara de Taboão da Serra realizou no último dia 26 a entrega da medalha “Zumbi dos Palmares” a 26 personalidades, entre artistas, empresários, professores, religiosos, jogadores, advogado, assistente social, líderes comunitários e sindicalista. Os vereadores prestaram homenagem a pessoas pela valorização da cultura afrodescendente e combate ao racismo. Um ponto alto da sessão solene foi o tributo de alunos às “vítimas dos massacres sociais” – a maioria, negros.
Anderson Nóbrega (PSD) entregou a medalha ao cantor gospel Ton (Wellington) Carfi e ao ex-jogador de futebol Diego Souza. Ele “honrou” a luta de Zumbi (1655-1695) contra a escravidão e destacou a história de superação do “povo preto”. Ao dizer que “não podemos deixar jamais de reconhecer que teve desigualdade muito forte durante um tempo”, o vereador falou em “trabalharmos muito” por um país e um município “justo para todos, não só para alguns”.
Bressan (PDT) concedeu a medalha ao padre Renilson Ferreira, que foi representado, e ao artista Abner “Magrão”. Ele definiu o racismo como “desumanizador” e exaltou o governo Engenheiro Daniel (União Brasil) em “tempos em que a política tem fragilizado” os direitos humanos. “Eu me sinto muito feliz de ser base de um prefeito que vai na contra-mão e faz história, cria a Secretaria dos Direitos Humanos, dedicada a combater todo tipo de discriminação e preconceito”, discursou.
Donizete (PSDB) homenageou com a medalha o líder de religião de matriz africana José Carlos Thomé e o dirigente de associação Osvaldo Teixeira. O vereador denominou o racismo de “coisa muito feia” e lamentou que em pleno fim de um quarto do século 21 ainda persista, inclusive com viés religioso. “Não dá nem mais vontade de falar esse nome. A gente está em 2025 e tem agente que quer ‘tirar’ [desvalorizar] a pessoa por causa da cor dela, da religião dela”, disse.
Ronaldo Onishi (União Brasil) chamou a atenção para a “dívida” com os negros ao citar ter registro da chegada dos próprios antepassados (japoneses) ao Brasil. “Do povo negro não há registro, não sabemos de que cidade, província chegou ao nosso país. A escravidão começou em 1532, com a colonização. Eventos como esse reforçam a importância de homenagear o povo negro”, disse. Ele homenageou a professora Mara Tibúrcio e o cantor Le Moraes (Hércules Macedo).
Thamires de Cássia (União Brasil) agraciou a advogada Christiane Abadio e o comerciante Idelvo Corrêa Junior. Ela ligou a trajetória da indicada com o legado do ícone contra o regime de segregação racial (“apartheid”) na África do Sul. “Sua motivação nasce de um ideal claro: lutar por justiça e igualdade social. Carrega consigo o ensinamento de Nelson Mandela [1918-2013]: ‘Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou religião'”, citou.
Dídio Conceição (PP) disse que a honraria concedida “representa igualdade e remete à [mensagem da] bíblia, de que somos todos iguais”. “Infelizmente, temos que entregar a medalha porque existem muitas pessoas, dento do mundo, que fazem essa diferença, de cor, de raça. E somos iguais”, enfatizou. Ele homenageou o vendedor Romeu Aranha, que não pôde comparecer e receberá a medalha depois, e o sindicalista e árbitro de futebol Gilson Sales “Petróleo”.
Joice Silva (PSD) disse, ao se dirigir à colega Najara Costa (PCdoB), que são as “as duas mulheres que representam a negritude nesta Casa, com muito orgulho”. “Ser mulher neste país é motivo de resistência. E ser mulher preta neste país é motivo de resistência em dobro”, afirmou. Ela entregou a medalha “a duas mulheres pretas que lutam diariamente por trabalho, dignidade”, à assistencia social Andréa Ferreira e à empresária (ramo da beleza) Niracilene Lima.
Professora Najara contou que na infância sofreu racismo. “Fui tão humilhada, que uma vez eu cheguei ao banheiro da casa da minha avó e quis lavar meu rosto para que eu ficasse branca, para que as pessoas gostassem de mim”, falou. Ela avaliou existirem pessoas que “fundamentam a nossa existência, a nossa ancestralidade”, como as que indicou, as “femenageadas” – “porque são mulheres”, disse – Cristina Procópio e Bárbara da Cruz, ialorixás (mães de santo).
Enfermeiro Rodney (Podemos) homenageou o músico Willian Ribeiro e a professora Viviane Pereira, prestigiada por alunos. O vereador viu jovens emocionados por terem “uma grande mulher que os fazem pensar” e entoou “Não vamos deixar calar nossa voz / Temos que juntar cada um de nós / E poder cantar em jejê-nagô / Em qualquer lugar negro é amor”. Os estudantes abriram a faixa “Perdoar nunca, esquecer jamais, devemos isso paras vítimas dos massacres sociais!”
Celso Gallo (PDT) entregou a medalha “Zumbi” ao professor Edvanio Rodrigues “Zeca” e ao músico Jonatas Machado. Sandro Ayres (Republicanos) concedeu a honraria a João Pires (“in memorian”) e ao funcionário público Wagner Chelotti. Nezito (Podemos) agraciou a munícipe Madalena de Jesus e a líder comunitária Daniela Medeiros. O presidente Carlinhos do Leme (MDB) fez homenagem ao professor Elvis Ricardo e ao jogador de futebol Marcos Vinícius Carvalho.
O prefeito esteve presente, com a primeira-dama Kamila Bogalho, e posou para fotos com muitos agraciados. “Encontrei muitos amigos sendo homenageados e isso me deixa muito feliz. São pessoas que não fazem parte da política, mas têm enorme importância para a nossa cidade. Cada uma, dentro do seu segmento, deixou sua marca e fez a diferença no presente ou no passado. Ver essas trajetórias reconhecidas aqui é motivo de orgulho”, disse Engenheiro Daniel.
VEJA FOTOS DOS HOMENAGEADOS COM A MEDALHA ‘ZUMBI DO PALMARES’ DE TABOÃO DA SERRA 2025
Vereador Anderson Nóbrega (PSD)
• Wellington Carfi dos Santos
• Diego de Souza Gama Silva

Vereador Wanderley Bressan (PDT)
• Abner Augusto Lima (Magrão)
• Padre Renilson Ferreira Martins (representado)

Vereador Carlinhos do Leme (MDB)
• Marcos Vinícius Carvalho Clemente de Araújo
• Elvis Ricardo

Vereador Sandro Ayres (Republicanos)
• João Pires dos Santos (‘in memorian’)
• Wagner Luis Chelotti

Vereador Celso Gallo (PDT)
• Jonatas Machado Gomes
• Edvanio Rodrigues Santos (Zeca)

Vereador Donizete (PSDB)
• José Carlos Thomé
• Osvaldo Elias Teixeira de Jesus

Vereador Ronaldo Onishi (União Brasil)
• Hércules da Silva Macedo (Le Moraes)
• Mara Tiburcio

Vereadora Thamires de Cássia (União Brasil)
• Idelvo José Corrêa Junior
• Christiane de Oliveira Abadio

Vereador Dídio Conceição (PP)
• Romeu Aranha (não presente)
• Gilson Sales dos Santos

Vereador Enfermeiro Rodney (Podemos)
• Viviane Pereira Cesar
• Willian Augusto Ribeiro da Silva


Vereadora Joice Silva (PSD)
• Niracilene Lima Queiroz
• Andréa Gonçalves de Almeida Ferreira

Vereadora Professora Najara Costa (PCdoB)
• Bárbara Bezerra da Cruz
• Tereza Cristina Procópio

Vereador Nezito (Podemos)
• Maria Madalena de Jesus Macedo (não presente)
• Daniela Lizalaine Medeiros de Jesus

Fotos: Eduardo Medrado





