A Secretaria de Segurança de Taboão da Serra, com a Guarda Civil Municipal, promoveu há cerca de dez dias a formatura dos alunos no programa “Construindo o Amanhã”. A iniciativa, da GCM, visa aproximar as crianças da rede municipal de ensino das ações de segurança pública, fortalecer valores essenciais como respeito, cidadania, civismo, e combater a violência, o bullying e o cyberbullying, além de incentivar a boa convivência em sociedade.
No último dia 19, os alunos da ETI (Escola de Tempo Integral) Professora Ana Mafalda Barbosa de Carvalho, no Parque São Joaquim (região do Pirajuçara), receberam o certificado de participação. Ao longo deste ano, a Guarda esteve presente com o programa em três escolas municipais e contemplou 322 alunos de 10 turmas, que vivenciaram diálogos, atividades e orientações conduzidas pelos GCMs – a pasta não informou as outras duas escolas atendidas.
Idealizador do projeto, o GCM Demétrio Lima celebrou o desfecho do primeiro ciclo. “Foram 174 dias dentro das salas de aula. Conversamos, ouvimos, dialogamos e trouxemos conscientização. Falamos sobre drogas, violência, bullying. É gratificante ver o quanto essas crianças evoluíram”, destacou. O comandante da Guarda disse que “a partir do ano que vem teremos ainda mais escolas aderindo”. “Estamos muito felizes com essa formatura”, afirmou o GCM Almir da Silva.
O secretário Luis Peniche (Segurança) reforçou o compromisso do governo com ações educativas e humanizadas. “Segurança pública também se constrói com diálogo, carinho e formação de valores. O apoio do nosso prefeito Engenheiro Daniel tem sido fundamental para que iniciativas como o ‘Construindo o Amanhã’ aconteçam. Estamos preparando nossas crianças para serem cidadãos mais conscientes, seguros e prontos para construir um futuro melhor”, declarou.





