Vereadores de Itapecerica da Serra aprovaram na última terça-feira (11) pedido de informações ao prefeito Ramon Corsini (União Brasil) sobre o trabalho que a empresa de coleta seletiva Grow Ambiental tem realizado no município. De acordo com o vereador Daniel Belchior, autor do requerimento juntamente com o vereador Dr. Tinho, ambos do Republicanos, a contratada falha no recolhimento dos materiais descartáveis e não atende devidamente a população.
Daniel apontou que a deficiência no serviço é recente ao dizer que antes os moradores eram atendidos. “Você mandava mensagem através do Whatsapp, o munícipe, qualquer pessoa que precisasse fazer a coleta de reciclagem já obtinha a resposta. [Hoje], eu tento ligar para pedir humildemente para a pessoa ir lá no local e retirar o que os munícipes do Potuverá separaram com tanto carinho para poder vir para reciclagem, e a gente não está tendo resposta”, falou.
O vereador falou ainda que tenta abrir chamado junto à empresa por telefone e não é atendido e já chegou a expor ao governo municipal o descaso da empresa. “Ontem [dia 10] eu tive a ousadia de ir até a Secretaria do Meio Ambiente e de lá ligar na frente do secretário e da diretora e mostrar a eles o quanto é falho o sistema deles [da Grow] e não funciona. Eu não estou aqui para ‘pegar no pé’ de ninguém, pelo contrário, eu quero que ande, que as coisas aconteçam”, disse.
Ele reatou que foram passados à secretaria mais de dez endereços para que a coleta seja realizada, mas disse não acreditar em uma solução rápida. “A coleta seletiva da nossa cidade tem que criar campanha, tem que ter um canal onde o vereador, o munícipe da nossa cidade possa entrar em contato e passar o endereço para fazer a coleta. Existem outras campanhas que dá para se fazer e não faz”, criticou. O prefeito tem 15 dias para responder o requerimento.
OUTRAS PROPOSIÇÕES
Os vereadores aprovaram dois projetos de lei do Executivo, o que permite a abertura de crédito adicional especial para construção de muro de arrimo no Jardim Pelúcio (região do Santa Júlia), e o que autoriza a celebração de convênio com o governo do Estado para a execução de obras de reforma em sete escolas municipais – Antônio do Amaral, João de Carvalho Casemiro, Francisco Scalamandré Sobrinho, Anacá, Azaléia, Elias Daher e Ondina Ribeiro Pedroso.
Os parlamentares rejeitaram dois vetos do prefeito, ao projeto que denomina uma via pública do município e ao que dispõe sobre o traçado da rua José de Oliveira Cintra, no Potuverá. Foi aprovado projeto de lei de denominação da viela Eloi Oliveira dos Santos, do vereador Carlinho Bandeira (Podemos). Também teve voto favorável um decreto legislativo, também de Carlinho Bandeira, que concede o título de “Cidadão Itapecericano” para Felipe de Almeida Costa.





