Taboão empata com Leoas após vencer jogo de ida e é hexacampeão da Copa do Brasil Feminina de Futsal

Time só precisou administrar placar de 2 a 2 diante das catarinenses para conquistar o sexto título do torneio, o quarto consecutivo; Luana Moura fez os gols do triunfo

Especial para o VERBO ONLINE

Capitã Luana Moura com a Copa do Brasil Feminina de Futsal ao lado das companheiras, em comemoração ao hexacampeonato, após vitória e empate diante da Leoas | AO/Verbo

O Esporte Clube Taboão é novamente campeão da Copa do Brasil Feminina de Futsal, pela sexta vez. O time só precisou empatar neste domingo (12) em casa, no ginásio Zé do Feijão, com a Leoas da Serra, de Santa Catarina, por 2 a 2, para se sagrar hexacampeão da competição – após golear as arquirrivais de torneios nacionais (4 a 1) no primeiro jogo da final na quadra adversária, em 26 de setembro. A sempre decisiva Luana Moura, a capitã, marcou os gols do Taboão.

Mesmo com a grande vitória na partida de ida, as comandadas da treinadora Cris Souza levaram a sério o autorrecado “nada decidido” após o triunfo em Lages (SC) e entraram para o duelo para vencer, empurradas pela torcida que tomou as arquibancadas do caldeirão taboanense. Aos 12 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta, Luana, ao estilo que a caracteriza, encheu o pé no alto e superou a goleira Jennifer, de grande estatura e que até então fechava o gol.

O time seguiu ofensivo, com a talentosa Gabi na armação. No ataque, ela deu um drible desconcertante na zagueira para finalizar, mas a arqueira da Leoas fez grande defesa. Porém, a atacante Natalinha, com movimentação e marcação que incomodam qualquer zaga, saiu machucada. A equipe passou a sofrer pressão. Gabi, que fazia grande atuação, tentou afastar na área e falhou. Ludmila roubou a bola e tocou entre a trave e a goleira Flavi: 1 a 1, aos 15 minutos.

Quando era melhor no jogo, a Leoas fez uma falta boba no ataque, a sexta ainda na etapa inicial, e deu de bandeja um tiro livre para o Taboão. Aos 18, Luana Moura bateu forte no canto da goleira à meia altura e pôs o Taboão de volta na frente do marcador: 2 a 1, placar dos primeiros 20 minutos de bola rolando, para alívio dos torcedores da equipe paulista, entre eles o ex-prefeito Fernando Fernandes, ao lado da esposa, a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB).

Comentarista “convidado” do VERBO, Fernando analisou o primeiro tempo como muito disputado, com o Taboão diante de um forte adversário, mas superior. “Um jogo muito difícil. São duas equipes muito grandes. Mas o Taboão teve domínio por um tempo maior na partida, teve as maiores oportunidades de gol. Acabou fazendo dois gols. […] Se mantiver o mesmo ritmo no segundo tempo, o Taboão vai sair com o sexto título da Copa do Brasil aqui do Zé do Feijão”, cravou.

Na volta do vestiário, o time catarinense logo igualou o marcardor. Em nova falha do Taboão, Ludmila, o nome do gol das visitantes, carregou livre desde o círculo central e bateu, Flavi espalmou para o alto, Laura subiu e cabeceou para a rede: 2 a 2, aos 2 minutos. A Leoas correu por todo o resto da etapa final em busca da vitória para forçar a prorrogação, mas as anfitriãs tiveram chances mais claras de gol e no fim administraram o resultado que garantiu o almejado título.

O Taboão, das seis Copas do Brasil, ergue a quarta seguida. O clube tem praticamente a mesma base da primeira conquista, em 2019, com Luana Moura, Natalinha, Pão Britez, Gabi, Lore, Drika e Flavi. Na ocasião, também venceu a Leoas, na única final entre os dois times pelo torneio – em confronto memorável para o Taboão – veja. A equipe ergue novo troféu de competição da Confederação Brasileira de Futsal apenas uma semana depois de ser campeã da Taça Brasil.

“Esse time trabalhou muito, a gente vem numa sequência [grande] de jogos, em que uma olhava na cara da outra e falava ‘vamos que dá’. A gente não teve folga, queria treinar para corrigir o que tinha feito, alguns erros, no jogo. Mas Deus é bom”, disse Luana Moura em entrevista ao canal Resenha das Minas. “Mais um título para a história do Taboão, então quem ganha é a cidade e essa torcida maravilhosa. [Quero] Agradecer a todos que torceram”, finalizou a capitã artilheira.

FICHA TÉCNICA
Taboão 2 x 2 Leoas da Serra (jogo de volta)
12.out.2025 – ginásio Zé do Feijão, Taboão da Serra (SP)
Gols: Luana Moura (Taboão) – 12′ 1ºT | Ludmila (Leoas da Serra) – 15′ 1ºT | Luana Moura – 18′ 1ºT | Laura – 2′ 2ºT
Leoas da Serra 1 x 4 Taboão (jogo de ida)
26.set.2025 – ginásio Jones Minosso, Lages (SC)
Gols: Bia (Taboão) – 9′ 1ºT – | Luana Moura (Taboão) – 11′ 1ºT | Lore (Taboão) – 8′ 2°T | Vitoria (Leoas da Serra) – 15′ 2ºT | Natalinha (Taboão) – 16′ 2ºT
ESPORTE CLUBE TABOÃO – CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL FEMININA DE FUTSAL 2025

– ESPORTE CLUBE TABOÃO – HEXACAMPEÃO DA COPA DO BRASIL FEMININA DE FUTSAL
2025 – TABOÃO CAMPEÃO (vice Leoas da Serra-SC)
2024 – TABOÃO CAMPEÃO (vice ADTB Telêmaco-PR)
2023 – TABOÃO CAMPEÃO (vice Female-SC)
2022 – TABOÃO CAMPEÃO (vice Stein-PR)
2020 – TABOÃO CAMPEÃO (vice Adef-DF)
2019 – TABOÃO CAMPEÃO (vice Leoas da Serra-SC)


comentários

>