O governo Engenheiro Daniel (União) realizou neste domingo 7 de Setembro o desfile cívico da Independência do Brasil marcado pelo conhecimento, criatividade, alegria, patriotismo e também amor a Taboão da Serra. Promovido pela primeira vez na rua Antônio de Oliveira Salazar, no Jardim São Salvador (Pirajuçara), o evento, de cerca de três horas, reuniu alunos de quase 60 escolas municipais, secretarias e entidades locais, além de grupos de outras cidades.
Engenheiro Daniel fez a abertura com destaque para o novo local e os personagens centrais do evento. “O desfile cívico de 7 de Setembro já é uma tradição na nossa cidade e não poderíamos deixar de realizar neste ano. Trouxemos para um local diferente, fizemos adequações, mas sempre pensando no melhor para todos, na comodidade para a população, para os pais dos alunos e familiares e principalmente para os alunos, que são os grandes protagonistas deste dia”, disse.
O prefeito falou também em mostrar “para as crianças a importância do patriotismo, da civilidade e da cidadania”. “Os cidadãos que amam seu país e amam também a sua cidade lutam por eles e têm a consciência de que o lugar onde moram deve ser respeitado e cuidado. É isso o que esperamos dos taboanenses, o amor pela nossa cidade para que juntos possamos crescer e se desenvolver cada vez mais”, declarou, para citar a seguir o tema do desfile – “Equidade”.
O sentimento acalentado foi materializado a cada participação no desfile, que começou com o efetivo da Guarda Civil Municipal, misses juvenil e mirim de Taboão, trabalhadores do programa “Qualifica” e serviços da saúde. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico se apresentou com mostra dos cursos profissionalizantes que oferece. A primeira escola a passar diante do público foi a Emeb Heitor Villa Lobos – com a prestigiada professora de inglês Aline Napoli à frente.
A escola no Pazzini abordou um dos seis subtemas do desfile, “Raízes históricas da cidade: origem e povoamento”, com menção aos indígenas, à agricultura e às olarias que originaram Taboão. A Emeb Asas Brancas, na mesma região, com grande faixa como abre-alas, prestou homenagem póstuma à poeta radicada no município Tula Pilar (1970-2019). Da Emeb Jorge Amado, no Jardim Clementino, crianças simularam com tijolos cenográficos a construção da cidade.
A Emeb Maria Alice Borges Ghion, no Parque Pinheiros, pôs placas no asfalto para montar o mapa de Itapecerica da Serra e as virou para mostrar o território de Taboão, sobre a emancipação, com direito a estouro de papel picado para celebrar o nascimento da cidade. Os idosos do CCI na fanfarra e nas atividades esportivas deram show e também empolgaram o público. “Eu gostei. Tendo saúde, agora todo ano eu participo”, disse Norina de Jesus, de 82 anos, que faz caratê.
Jovens com deficiência intelectual do CRE (Centro de Reabilitação Social) participaram do desfile com grande alegria, inclusive samba no pé. “Deficiente sim, incapaz não”, expressaram em faixa. As escolas voltaram a passar, com a Emeb Ana Mafalda de Carvalho, no Parque São Joaquim, anunciada como a primeira do município em período integral. O colégio mostrou crianças como astronauta e como “quadros” de Frida Kahlo, Mona Lisa, Chaplin e Martin Luther King.
A Emeb Francisco Ferreira Paes, no Mituzi, destacou o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A Emeb Paulo Freire, no Saporito, exaltou o respeito à diversidade e gritou o nome do educador-patrono da escola. A Secretaria da Mulher enalteceu mulheres de fibra. A Emeb Antônio Fenólio, no Carmelina, pregou “Somos contra o racismo” e denunciou frases racistas na sociedade. A Emeb Dalva Barbosa Janson, no Salete, promoveu a inclusão, com atenção aos autistas.
A Secretaria de Cultura se apresentou com bailarinas e projetos como o de capoeira. A Emeb Ester Cordeiro de Souza, no Jardim Trianon, exibiu a arte da periferia e mandou recado contra a violência do Estado. “Eu só quero ser feliz / Andar tranquilamente na favela onde nasci”, cantaram alunos. Bandas e bailarinos de Caieiras e Mogi das Cruzes (Grande SP), os “dragões” do Associação Taboanense de Kung Fu e entidade de motociclistas também abrilhantaram o desfile.
Os presentes e os que acompanharam pela internet aprovaram o desfile. “Amei. Taboão da Serra sempre alegria, representando o povo trabalhador e estudante”, disse Valdirene Borges, que assistiu à transmissão do VERBO. “Lindos demais”, resumiu a também internauta Solange de Jesus. O evento reuniu a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) e o ex-prefeito Fernando Fernandes, além da vice-prefeita Érica Franquini (Republicanos) e os 13 vereadores.
Engenheiro Daniel avaliou o evento como “sucesso”, inclusive pelo local. “O que imaginamos conseguimos transferir para a avenida, foi um grande desfile. Foi o meu primeiro [na sua gestão]. Começamos com o pé direito”, disse em entrevista exclusiva a este portal. Ele agradeceu aos secretários, em especial o de Cultura, maestro Edison Ferreira, e o de Educação, Luciano Corrêa. “Não é fácil mobilizar 56 escolas aqui para a avenida. Estou feliz, estou realizado”, celebrou.
VEJA DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO DE TABOÃO DA SERRA DE 2025 – VÍDEO 1
VEJA DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO DE TABOÃO DA SERRA DE 2025 – VÍDEO 2





