INSS envia mensagem em busca de aposentados e pensionistas lesados por desconto indevido em benefícios

Órgão alerta que não enviará links nem cobrará qualquer taxa para ressarcir; novo alerta visa orientar os beneficiários que ainda não aderiram a acordo para devolução

Especial para o VERBO ONLINE

INSS em Taboão; órgão começou a enviar de mensagem por WhatsApp para aposentados e pensionistas com direito a restituição de valores descontados indevidamente | AL/Verbo - 18.set.2020

O INSS iniciou na sexta-feira (25) o envio de mensagem por WhatsApp para aposentados e pensionistas que têm direito a devolução de valores descontados indevidamente em seus benefícios. A nova etapa de alertas visa orientar os beneficiários que ainda não fizeram a adesão ao acordo de ressarcimento. A mensagem trará um aviso de que o segurado pode solicitar o reembolso acessando o aplicativo “Meu INSS” ou comparecendo a uma agência dos Correios habilitada.

O INSS alerta que não enviará links ou pedido de dados e documentos, nem cobrará taxa. A mensagem é: “Olá, [nome]. Você tem direito à restituição de descontos indevidos da fraude do INSS. Se ainda não aderiu ao acordo, acesse o aplicativo Meu INSS ou vá a uma agência dos Correios. Este é um canal oficial do Governo Federal no WhatsApp. Não pedimos dados pessoais nem enviamos links por aqui”. Ao final, o segurado será indagado se quer continuar a receber a mensagem.

Inicialmente, a mensagem será enviada a mais de 1 milhão (1.040.988) de beneficiários. O acordo do INSS permite que quem teve descontos indevidos entre março de 2020 e março deste ano receba os valores de volta por via administrativa, na conta bancária em que já recebe o benefício. No momento, podem aderir os segurados que contestaram as retiradas e não receberam resposta do INSS após 15 dias úteis. Quem aderir ao acordo não pode processar o órgão na Justiça.

comentários

>