Taboão da Serra aplica vacina ‘dose zero’ para proteger bebês de 6 a 11 meses contra perigoso sarampo

Medida determinada por ministério visa imunizar crianças no 2º semestre de vida, quando sistema de defesa está frágil, após casos e óbitos pela doença na América

Especial para o VERBO ONLINE

Sintoma de sarampo, que pode levar à morte; conforme orientação do Ministério da Saúde, Taboão aplica dose antecipada para crianças de 6 a 11 meses | iStock

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra está aplicando a vacina chamada “dose zero (D-0)” contra o sarampo em crianças de 6 meses a menores de 1 ano (11 meses e 29 dias). Para receber o imunizante, basta ir a uma das 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e apresentar cartão do SUS, caderneta de vacinação e documento. O sarampo, altamente contagioso, é uma infecção por vírus que pode matar.

A aplicação da “D-0” foi estabelecida pelo Ministério da Saúde para prevenir a reintrodução do sarampo no país. Embora a doença esseja erradicada no Brasil, o crescente número de registros em países da América, inclusive com óbitos, acende o alerta sobre a infecção, já que casos importados passam a ser um risco. A medida visa proteger os bebês durante o segundo semestre de vida, quando o sistema imunológico está imaturo e o sarampo tende a ser mais grave.

O secretário de Saúde de Taboão ressalta a importância da vacina, sem esquecer a dose regular. “A ‘doze zero’ contra o sarampo é uma proteção precoce e temporária, que pode reduzir o risco de formas graves da doença e a transmissão comunitária. Essa é uma medida preventiva e que não substitui as doses do calendário de rotina, que devem ser mantidas aos 12 e 15 meses de idade, respeitando intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses”, orienta Ailton Bogalho.

SERVIÇO
Vacinação com ‘Dose Zero’ contra o sarampo
Público-alvo: crianças de 6 meses a menores de 1 ano (11 meses e 29 dias)
Em uma das 14 UBSs do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

comentários

>