Fiéis do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres em Itapecerica da Serra lotaram o largo da Matriz na tarde desta quinta-feira (19) para celebrar Corpus Christi. A solenidade é uma exaltação da fé católica em adoração a Jesus presente na hóstia consagrada, o corpo de Cristo. A festa religiosa recebeu a visita não só de católicos, mas também de pessoas que foram até o local apenas para apreciar a criatividade dos desenhos dos tapetes coloridos, tradição na cidade.
Neste ano, o santuário apresentou 47 gravuras feitas por membros de grupos da igreja (pastorais), alunos de escolas da cidade, conselhos municipais, associações e servidores da prefeitura. Os trabalhos de confecção dos desenhos foram iniciados de madrugada, e a partir das 10h já estavam prontos para serem apreciados. Para o padre Alberto Gambarini, pároco do santuário, a dedicação dos voluntários foi fundamental para que o evento superasse as expectativas.
“A igreja estava completamente lotada às 4h da manhã para bênção das equipes, e depois o pessoal se dividiu para fazer os tapetes. Isso foi muito bonito, o testemunho das famílias, das comunidades, das pastorais e movimentos”, contou padre Alberto ao VERBO. Ele explicou que a confecção dos tapetes eucarísticos é uma forma de despertar a curiosidade para o sentido da celebração, ao citar que, “em alguns lugares, as pessoas olham como algo artístico, turístico, cultural”.
“Porém, qual é o propósito de fazer os tapetes? A mesma coisa que São Francisco de Assis quando fez o presépio. Ele queria que as pessoas, olhando para o presépio, fossem despertadas para o amor que estava ali testemunhado na gruta de Belém. E os tapetes têm esse propósito, para que as pessoas possam olhar e se perguntar ‘mas o que é isso?’ Para elas entenderem que estamos celebrando, homenageando Jesus presente no santíssimo sacramento”, disse.
Durante a missa, o pároco contou a história da festa de Corpus Christi, que foi instituída pelo papa Urbano 4º, no século 13, após chegar ao conhecimento do pontífice uma “revelação espiritual“ a Santa Juliana de Liége, na Bélgica. Ele explicou ainda que o pano de fundo da solenidade é a quinta-feira santa, em que é celebrada na Igreja a instituição da eucaristia, na santa ceia. Ele também rezou e pediu orações pela união das famílias e pelo fim das guerras no mundo.
Ao final da missa, padre Alberto, cercado por fiéis, caminhou com o corpo de Cristo (hóstia consagrada) no ostensório sobre os tapetes. O primeiro, próximo à praça central da cidade, que tradicionalmente faz menção à festa e o ano de realização, neste ano trouxe também a inscrição “Jubileu – Peregrinos da Esperança”, tema central do Ano Santo instituído pelo então papa Francisco. Outro tapete expressou gratidão ao pontífice falecido em abril – “Obrigado, papa Francisco”.
VEJA OUTRAS IMAGENS DA FESTA DE CORPUS CHRISTI EM ITAPECERICA DA SERRA NESTE ANO



Fotos: Rômulo Ferreira/Verbo





