A Emeb (ex-EMI) Jurema, no Parque Pinheiros, em Taboão da Serra, foi invadida e teve a fiação elétrica furtada, na madrugada de segunda-feira (16). Se não bastasse o transtorno do vandalismo, a creche ficou três dias de aula no escuro, sem a reposição dos fios. O secretário de Educação, Luciano Corrêa, não avisou o secretário de Manutenção, Johnathan Noventa. Ele diz, porém, que a secretaria informou a equipe do colega na própria segunda. O auxiliar de Johnatan cita outro dia.
O VERBO esteve na escola na terça-feira (17). Apesar de sem energia, a creche recebeu os alunos, mesmo precariamente. “A gente está recebendo, porque os pais reclamam. Está recebendo no escuro”, disse uma funcionária. A reportagem perguntou sobre o atendimento. “Não tem atividade, né? Fica pelo cuidar mesmo. Mas não pode dispensar, tem pais que trabalham, necessitam da escola”, falou. No entanto, as crianças foram dispensadas às 17h, em vez das 19h.
Este portal conseguiu falar com Johnatan na noite de quarta (18) e questionou por que a fiação elétrica ainda não tinha sido reposta. Ele disse que a Manutenção só foi comunicada poucas horas antes. “Não foi solucionado pelo seguinte motivo: só vieram informar a minha secretaria hoje no final da tarde. E já tinha três dias que a creche estava sem luz. Porém, ninguém fez a comunicação diretamente comigo, nem propriamente o secretário de Educação”, disse.
Johnatan explicou ainda que a equipe da secretaria, ao saber, estava em outro serviço, e por falta do material, não pôde fazer o reparo na creche na quarta. Ele disse não ter entendido a razão de não ter sido avisado antes. “Achei estranha essa situação. Qualquer incidente que acontece em qualquer escola, a diretora liga para o secretário de Educação e ele já me liga na hora. E no mesmo dia soluciono. Só que passaram esses dias todos e o Luciano não me passou nada”, disse.
Johnatan voltou a falar com a reportagem. “Não foi trocada a tempo nesta semana porque faltava um conector, e não estavam achando de jeito nenhum. Compraram toda a fiação, a Educação, e o conector, teve que encomendar. E só chega na segunda pela manhã. No primeiro horário, a minha equipe já vai lá para resolver assim que a peça chegar”, disse. Portanto, até esta sexta-feira (20), a Emeb Jurema está sem energia cinco dias no total, além dos três de aula.
Procurado, Luciano negou falta de comunicação com antecedência. “Desde segunda-feira a Secretaria de Educação entrou em contato com o pessoal da Secretaria de Manutenção através do senhor Joel e só não finalizou o conserto porque faltou uma peça e nós tivemos que encomendar essa peça para poder colocar e restabelecer a energia”, disse. O VERBO questionou por que ele não comunicou o secretário. “Se os funcionários estão resolvendo, por que vou avisá-lo?”, alegou.
Este portal procurou o funcionário citado. O diretor de departamento Joel Clementino, da Manutenção, disse que não foi avisado pela Secretaria de Educação na segunda-feira. “Eu fiquei sabendo da terça para quarta. Eu mantenho contato com o pessoal [da Secretaria] da Educação, que é que tem que ligar para mim. Mas quem me ligou foi a diretora [da creche]. Acionei minha equipe, ela foi lá e constatou que não tinha todo o material. Roubaram muita coisa”, disse.
Joel não disse faltar nenhum conector e falou que já providenciou o material necessário para a creche. Ele deu outra justificativa para a reposição da fiação ainda não ter sido feita, ao cogitar inicialmente fazer neste sábado, “que tem hora extra”. “O reparo será realizado na segunda-feira mesmo no primeiro horário. Se realizarmos amanhã, corremos o risco de reincidência de furto. Roubo de fio é todo fim de semana, todo feriado. É uma coisa preocupante na cidade”, declarou.






Tá aí, o famoso jogo do empurra ,empurra mais uma vez .
“Falta de conector.
Não me avisaram.
Não tô sabendo.
Furto de fios é um problema constante , todo final de semana.”
Pior de tudo é ler que já sabem que acontece ,que é todo fim de semana e ainda não fizeram nada pra mudar a situação.
Realmente está caótica a situação, nunca muda nada pra melhor só piora.
Só por Deus mesmo !