O prefeito Hugo Prado (Republicanos) programou neste ano a primeira entrega de uniforme escolar aos alunos da rede municipal de ensino de Embu das Artes (escolas da prefeitura e conveniadas), ao assumir a administração em janeiro. Acontece que a gestão iniciou a distribuição aos estudantes quase dois meses após o início das aulas e terminou praticamente com três meses e meio depois, conforme o cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.
A entrega do uniforme escolar em Embu é, segundo moradores, um “palanque político”. Geralmente, só ocorre com a presença do prefeito, em que os alunos têm que esperar a ida do político à escola para poder receber, não importa se vai demorar. As aulas começaram na rede municipal no dia 5 de fevereiro. Hugo começou a entregar o uniforme apenas em 27 de março, em duas escolas municipais, a EM Jacarandá, no Jardim Júlia, e a EM Hermínio Espósito, no Santa Tereza.
A primeira creche a receber o uniforme escolar, conveniada, foi a do Jardim Sílvia, mantida por associação ligada a um aliado político, no dia 28. Em abril, a entrega foi retomada apenas no terceiro dia, em duas escolas, e prosseguiu na data seguinte, também somente em duas unidades. Na semana seguinte inteira, mesmo sem nenhum feriado, a distribuição só ocorreu em três colégios. Passada a Semana Santa, o kit só voltou a ser entregue no fim de semana seguinte.
Em abril, apesar do total de 19 dias úteis no mês, Hugo só entregou o uniforme escolar aos alunos em 11, empurrando o recebimento por outras crianças para mais longe, em aumento do atraso. “Entrega do kit escolar? Estamos finalizando o mês de abril e até o momento nada dos kit [de material] escolar e dos uniformes. O excelentíssimo prefeito Hugo Prado tem alguma explicação para os munícipes?”, questionou a moradora Patty Santos em postagem na rede social em 29 de abril.
Em maio, com feriado emendado no início do mês, Hugo finalmente começou a entregar o kit no início da semana, no dia 5. Aliás, foi a primeira semana em que realizou a distribuição nos cinco dias. No entanto, já se completavam três meses de atraso, desde o começo do ano letivo. Integrante do governo, a coordenadora do CCI (Centro de Convivência do Idoso), Rosana Almeida, expôs a demora ao postar no dia 8 de mario ter participado da entrega do kit no Ressaca “hoje”.
A entrega do uniforme foi finalizada no último 15, no total de 62 escolas e creches, ainda conforme o calendário divulgado. Mas, em pelo menos uma escola os alunos não teriam recebido, na EM Valdelice Aparecida Prass, um colégio de grande porte, no Parque Pirajuçara, apesar da distribuição prevista para 30 de abril. Um funcionário da escola relatou o “descaso”. “No Valdelice ninguém recebeu ainda. As mães estão bravas com a demora”, disse ele à reportagem.
OUTRO LADO
O VERBO indagou o governo Hugo Prado, por meio da Secretaria de Comunicação, sobre a entrega do uniforme escolar com atraso, de mais de 3 meses. Questionou o motivo da demora e que providências tomaria para distribuir o kit no início das aulas em 2026. A gestão não respondeu. Embora à frente da prefeitura só há quatro meses, Hugo era o vice-prefeito nos últimos quatro anos, do prefeito Ney Santos (Republicanos), que também sempre entregou o kit com atraso.
CRONOGRAMA DE ENTREGA DE UNIFORME ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL, COM ATÉ 3 MESES DE ATRASO

COORDENADORA DO GOVERNO HUGO PRADO EXPÕE ENTREGA DO KIT ESCOLAR EM 8 DE MAIO
