Serrano aceita Planejamento, mas só após ser convencida a tentar e ouvir que assumirá pasta poderosa

Ela tanto aceitou a 'fórceps' que apenas concordou depois de grande apelo, a poucas horas do ato da 'renomeação' e com promessa de que comandará secretaria de peso

Especial para o VERBO ONLINE

Maria Serrano (detalhe) no anúncio do secretariado; após recusar Planejamento, ela topou assumir a pasta depois de ser convencida a muito custo e vantagem futura | Reprodução

A ex-secretária-adjunta de Saúde de Embu das Artes Maria Serrano, que recusou a nomeação do prefeito Hugo Prado (Republicanos) como secretária de Planejamento – como o VERBO revelou no dia 5 -, reconsiderou a decisão, mas a muito custo. Ela aceitou a chefia da pasta após muito convencimento, e concordou em tentar, para ver se vai ficar satisfeita com o papel que terá no governo. Inclusive, ela aceitou com a promessa de que será “valorizada” a curto prazo.

Serrano é considerada pelo grupo político do ex-prefeito Ney Santos e de Hugo uma pessoa “que resolve”, na fala de um membro do governo, mas com atos considerados reprováveis. Ela é suspeita de corrupção na contratação de médicos, teve internação “privilegiada” na rede e é conhecida por cometer assédio moral contra servidores e destratar pacientes. No caso mais recente, Serrano ameaçou um médico do Pronto-Socorro Central ao esboçar pegar uma faca.

Hugo anunciou o secretariado no dia 1º. Mas, com a recusa inicial de Serrano, teve que fazer uma cerimônia à parte no segundo data útil seguinte, no dia 6, para anunciar a aliada no Planejamento. Ela tanto assumiu a “fórceps” que somente aceitou após grande “esforço de convencimento”, a poucas horas do ato e na expectativa de que assumirá outra pasta, “para mandar”. Ouviu que irá para a Secretaria de Governo. “É questão de tempo”, disse um interlocutor do Executivo.

A revelação da recusa de Serrano feita por este portal causou forte desconforto no Executivo a ponto de Hugo realizar a “renomeação” às pressas e com só dois “gatos pingados” secretários presentes, e de o “cabo eleitoral digital” de Ney e Hugo (“que escreve no Facebook”) ser incumbido de postar um texto enganoso de que Serrano foi a única secretária empossada pessoalmente pelo prefeito por “prestígio e reconhecimento” – foi para evitar desgaste com aliada “polêmica”.

comentários

>