O Hospital Geral do Pirajuçara, em Taboão da Serra, teve no início da tarde desta segunda-feira (12) um princípio de incêndio que provocou desespero e correria entre funcionários, pacientes e familiares – como o VERBO noticiou primeiro na rede social, às 12h14. O HGP precisou ser evacuado às pressas. Parte das pessoas internadas na unidade hospitalar foi levada para a área externa. Testemunhas relataram que o fogo aconteceu no setor do pronto-atendimento, no térreo.
Uma parente de um internado relatou a situação logo após o ocorrido, conforme áudios obtidos pela reportagem. “Está pegando fogo no PA [pronto-atendimento], vai ter que evacuar o hospital todo, vai ter que tirar os pacientes do hospital. Estou nervosa”, disse. Em seguida, ela manifestou mais do que apreensão. “Eu nunca vi um negócio desse! Eu nunca vi um negócio desse!”, repetiu, desesperada, durante evacuação. Funcionários começaram a correr e se aglomerar.
O incêndio teria sido causado por um curto-circuito em um ventilador na sala de choque, ao lado do PA. O Corpo de Bombeiros chegou com duas viaturas e apagou as chamas. Ninguém ficou ferido, apesar do susto. Internados relatam com frequência sucateamento do HGP. “Semana passada, quando fui lá, também teve uma correria sobre incêndio”, disse a mãe de uma paciente. “Agora, eles conseguiram conter o fogo. Mas está todo mundo de olho”, contou a testemunha.