A Paixão de Cristo no Pirajuçara, em Taboão da Serra, realizada pela Paróquia São João Batista, acontece nesta sexta-feira (18), às 17h, na escola Machado de Assis, no Jardim Guaciara. A encenação terá 108 atores e figurantes. Entre os personagens centrais, Cristo será vivido por Daniel Greca, e Maria, por Catia Costa. José Bezerra será João Batista; Sérgio Fortunato, Judas; Nick Ferrary, Herodes; e Flavio Almeida (que foi Cristo quatro vezes, inclusive em 2023 e 2024) será Pilatos.
A 21ª Paixão no Pirajuçara começará com a cena em que Herodes manda assassinar bebês em busca de matar o então menino Jesus. Sobre o fim, reside a mudança importante. Pela primeira vez em mais de uma década, a crucificação será seguida da ressurreição, ou seja, os dois atos serão no mesmo dia. Antes, fiel ao evangelho, a parte final era revivida no domingo de Páscoa. O pároco era o padre Kieran Ridge. A paróquia hoje é dirigida pelo padre José Hercílio.
O texto, porém, é o mesmo de edições anteriores, de Adauto Guerra. Já o local mudou duas vezes. A encenação ia acontecer no ginásio Zé do Feijão, no Jardim Roberto, como nos últimos anos, mas o espaço entrou em reforma. Depois, a apresentação passou para o campo no Guaciara e agora será na escola do bairro. A prefeitura apoia a realização. “Se Deus quiser, a Paixão vai ser a melhor, com muito amor, dedicação e fé”, disse o diretor-geral Joel Macedo à reportagem.
SERVIÇO
21ª Paixão de Cristo do Pirajuçara
Nesta sexta-feira (18), a partir das 17h (paixão e ressurreição no mesmo dia)
Na escola municipal Machado de Assis (estrada das Olarias, 704, Jardim Guaciara – Taboão da Serra, SP)