O prefeito Engenheiro Daniel (União) anunciou na última sexta-feira (11) que vai reformar todas as escolas municipais de Taboão da Serra ao longo do mandato, no total de 59 unidades, de educação infantil e ensino fundamental (alunos de 0 a 14 anos). Ele afirmou que vai realizar uma revitalização completa, e não apenas fazer reparos corriqueiros – esses vão continuar acontecendo como trabalho do dia a dia. Neste primeiro ano, Daniel tem como meta reformar 15 escolas.
Em 2026, Daniel planeja revitalizar mais 15 escolas. Em 2027, outras 15. E em 2028, as demais 14. Hoje, três já estão em obras. “Duas escolas estão passando por manutenção e uma, reforma e ampliação. O planejamento para este ano é de 15 escolas”, disse o secretário Luciano Corrêa (Educação) ao VERBO. As duas primeiras citadas são as Emefs Anísio Dias dos Reis (Jardim Saint Moritz) e Machado de Assis (Jardim Guaciara), e a outra, a Emef Paulo Freire (Jardim Saporito).
Ao entregar uniforme aos alunos, na Emeb Darcy Ribeiro, no Jardim São Judas, Daniel falou à comunidade escolar sobre a ação. “Sem exceção, nós reformaremos todas as escolas e entregaremos com melhor qualidade, não só aos alunos, mas para que os profissionais tenham melhor qualidade para desenvolver o trabalho, ter uma condição melhor de aula. Se a gente quer um bom resultado ao profissional, precisa estar por trás dando toda condição”, disse.
Em entrevista depois, Daniel explicou que Taboão, como os outros municípios, conta com verba federal para a educação e vai tocar o plano por ter planejamento, com início pelas escolas com piores condições estruturais. “É claro que a gente não consegue iniciar todas ao mesmo tempo. Vai ser [com] um cronograma. Vai começar por aquelas que têm maiores problemas. Não necessarimente no quarto ano a gente vai reformar as últimas escolas. Não é isso”, disse.
“O que queremos fazer é uma reinauguração das escolas. A gente não vai entrar simplesmente para fazer uma pintura na parede, trocar um piso, arrumar o telhado. Isso é o dia a dia da Secretaria de Serviços Urbanos. A nossa ideia é reentregar todas as escolas, dar um padrão de qualidade”, afirmou Daniel. Ele disse que em Embu das Artes em 2 anos, como secretário de Obras, reformou 37 escolas. “Em 4 [anos] aqui a gente consegue reformar praticamente 60 escolas”, declarou.