O Governo de São Paulo realiza nesta segunda-feira (7) a cerimônia de início das obras de extensão da linha 4-Amarela do metrô, até Taboão da Serra, às 10h, na sede da prefeitura, ao lado da área da antiga Sorana Sul onde a estação no município será construída, no Centro. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estará presente e será recebido pelo prefeito Engenheiro Daniel (União), em evento considerado histórico para a mobilidade urbana na região.
O próprio Daniel anunciou no último dia 25 que as obras iam começar no início de abril e citou a área da antiga loja de veículos. “A gente vai iniciar a demolição de um prédio onde será instalada a futura estação de metrô”, disse. A extensão da linha 4, que vai ligar a Vila Sônia (zona oeste de SP) a Taboão, vai beneficiar 110 mil passageiros por dia. A ampliação totaliza mais 3,3 quilômetros de linha e terá a construção de mais uma estação, a Chácara do Jockey, no bairro do Ferreira.
O início das obras estava previsto para dezembro do ano passado. Mesmo com o atraso em um projeto de grande porte, o governador, questionado pelo VERBO, disse que o cronograma de início da operação da linha 4 estendida, com a estação Taboão da Serra, está mantido para 2028. “É uma obra que começa agora no primeiro semestre. São 3 anos de obra para chegar a Taboão, em 2028 a gente deve entregar esse segmento para a população”, afirmou Tarcísio.
SERVIÇO
Lançamento da extensão da linha 4-Amarela/metrô Taboão da Serra
Nesta segunda-feira (7), às 10h, na rua Pedro Mari, 80, Parque Assunção – Taboão da Serra, SP (prefeitura)
PROJETO DE EXTENSÃO DA LINHA 4 DO METRÔ: TABOÃO DA SERRA ATÉ EMBU DAS ARTES
1. Objetivos
– Expandir a cobertura do transporte público na região metropolitana de São Paulo.
– Integrar a malha metroviária com a rodoviária que será ampliada para atender destinos do Sul do país.
– Criar um polo cultural internacional em Embu das Artes, reforçando a identidade artística da cidade.
– Promover o desenvolvimento urbano, turístico e econômico da região.
2. Estudos Preliminares
– Demanda: Análise de fluxo de passageiros e projeções de crescimento populacional na região.
– Viabilidade Técnica: Estudo geológico e topográfico do trajeto.
– Impacto Ambiental: Avaliação de impactos ambientais e medidas de mitigação.
– Custos: Estimativa de investimento necessário e fontes de financiamento.
3. Traçado Proposto
– Extensão: Aproximadamente 10 km, partindo da Estação Taboão da Serra até Embu das Artes.
– Estações Intermediárias:
1. Jardim Record (área residencial e comercial).
2. Parque Pirajuçara/ Jd. Nayara (conexão com linhas de ônibus municipais).
3. Centro de Embu das Artes (terminal de integração com transporte regional e complexo cultural).
– Integração Rodoviária: Conexão com a rodovia ampliada (ex.: Régis Bittencourt ou Rodoanel) para facilitar o acesso ao Sul do país.
4. Infraestrutura
– Tecnologia: Utilização de trens modernos, com capacidade para até 2.000 passageiros por composição.
– Via: Construção de via elevada ou em superfície, dependendo das características do terreno.
– Sinalização e Segurança: Sistema de controle automatizado e monitoramento 24 horas.
– Acessibilidade: Estações totalmente acessíveis, com elevadores, rampas e piso tátil.
5. Estação das Artes (Embu das Artes)
A estação terminal será um complexo cultural e de transporte, integrando:
– Teatro: Com capacidade para 500 pessoas, destinado a espetáculos locais e internacionais.
– Salas de Exposições: Espaços modulares para exposições de arte contemporânea, fotografia e artesanato.
– Salão de Artes Plásticas Internacional: Área para eventos e feiras de arte, com participação de artistas de todo o mundo.
– Praça Cultural: Espaço aberto para eventos ao ar livre, feiras e atividades comunitárias.
– Terminal Multimodal: Integração com ônibus intermunicipais, táxis, transportes por aplicativos,bicicletários e estacionamento para veículos.
6. Integração com a Rodovia
– Terminal Multimodal: Construção de um terminal em Embu das Artes para integração entre metrô, ônibus intermunicipais e a rodovia ampliada.
– Corredores de Ônibus: Criação de corredores exclusivos para ônibus que conectem o terminal às cidades vizinhas.
– Estacionamento: Área para estacionamento de veículos particulares e bicicletários.
7. Impactos e Benefícios
– Urbanísticos: Valorização imobiliária e desenvolvimento de novas áreas comerciais e residenciais.
– Culturais: Consolidação de Embu das Artes como um polo cultural internacional.
– Ambientais: Redução de emissões de poluentes devido à diminuição do uso de veículos individuais.
– Sociais: Melhoria da qualidade de vida da população com acesso rápido e seguro ao transporte público e à cultura.
– Econômicos: Geração de empregos durante a construção e operação da linha, além de aumento do turismo.
8. Cronograma Estimado
– Fase 1 (Estudos e Projetos): 12 meses.
– Fase 2 (Licitações e Contratações): 6 meses.
– Fase 3 (Construção): 36 meses.
– Fase 4 (Testes e Inauguração): 6 meses.
9. Orçamento Estimado
– Custo Total: Aproximadamente R$ 3,5 bilhões (incluindo infraestrutura, trens, estações, complexo cultural e integração rodoviária).
– Fontes de Financiamento: Parcerias público-privadas (PPPs), fundos de desenvolvimento, recursos federais e patrocínios culturais.
10. Desafios
– Licenciamento Ambiental: Necessidade de aprovação de órgãos ambientais.
– Desapropriações: Negociação com proprietários de terrenos no trajeto.
– Cooperação Intermunicipal: Alinhamento entre as prefeituras de Taboão da Serra e Embu das Artes.
– Manutenção do Complexo Cultural: Garantir recursos para a operação e manutenção do polo cultural.
11. Conclusão
A extensão da Linha 4-Amarela até Embu das Artes, com a criação da Estação das Artes, é um projeto estratégico para a mobilidade urbana, a cultura e o desenvolvimento regional. Além de melhorar a qualidade do transporte público, ele transformará Embu das Artes em um destino internacional para a arte e a cultura, conectando-a a novos destinos no Sul do país.
Este projeto requer a colaboração de engenheiros, urbanistas, ambientalistas, gestores públicos e agentes culturais para sua execução.