Com cena de Jesus com samaritana, 59ª Paixão acontece no centro de Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Na 59ª edição, a tradicional encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra acontece nesta Sexta-feira Santa, dia 3, a partir das 19h, em palcos montados no Parque das Hortênsias, no Parque Assunção (região central). Com estimativa de público de 15 mil pessoas, a apresentação que conta a vida pública de Jesus até a morte e ressurreição terá neste ano elenco de cerca de 120 integrantes, dos quais 90 atores, além da equipe de produção, como maquiadores e cenógrafos.

Joselito Gaza (Herodes) e Clayton Novais (Cristo) ensaiam; em 2014, Novaes como Cristo em cena de açoites

O ator Clayton Novais interpretará Jesus pela terceira vez consecutiva, a quinta no total – encarnou ainda em 2007 e 2008. No ano passado, ele disse que viveria o protagonista pela derradeira oportunidade, mas indicava que poderia reconsiderar ao afirmar que era difícil deixar de fazer o Cristo, “personagem histórico que, independente da religião que cada um professa, toca o coração”, definia. “É difícil você entregar um personagem”, dizia Novais ao VERBO.

Vera Diez, do Teatro Expressão Sol (Tesol), dará vida a Maria, a mãe de Jesus. Joselito Gaza será (o egocêntrico) Herodes Antipas. Já o traidor Judas Iscariotes, visto como vilão, será interpretado por Luiz Bezerra. A direção geral é de Amaral Alves. De acordo com a direção do espetáculo, a encenação deste ano terá algumas novidades, como a inclusão de algumas cenas, como a passagem de Jesus com a samaritana. Os atores ensaiavam desde janeiro, no Cemur (centro).

A Paixão de Cristo é dividida em três etapas. A que relata a vida pública até a condenação de Jesus se dá em frente ao Parque das Hortênsias. A segunda parte, em procissão por ruas do centro do município, retrata os passos da Paixão de Cristo rumo ao calvário. Já a terceira etapa, quando Jesus é crucificado e, depois, ressuscita, é encenada no Morro do Cristo. Considerada entre as melhores do Estado de São Paulo, a encenação deve durar cerca de quatro horas.

SERVIÇO
59ª Encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra
Dia 3 de abril, a partir das 19h
Local: estacionamento do Parque das Hortênsias
Praça Miguel Ortega, s/nº, Parque Assunção (região central)

comentários

>