Conservação é difícil e manutenção, inviável, diz Engenheiro Daniel sobre fonte na praça central de Taboão

Prefeito avalia que fonte não é mais um atrativo da cidade e aposta que tornar a Nicola Vivilechio numa grande área de lazer e entretenimento vai 'renovar o centro'

Especial para o VERBO ONLINE

Fonte na praça central de Taboão da Serra, que será removida para tornar espaço uma ampla área de lazer e entretenimento; prefeito Daniel no canteiro de obras | Reprodução

O prefeito Engenheiro Daniel (União) declarou ao VERBO nesta quarta-feira (19) que vai remover a fonte luminosa da praça central de Taboão da Serra, além da marquise, para tornar o local uma ampla área de lazer e entretenimento, com instalações e eventos como academia pública, aparelhos para crianças, palco para shows, telão para filmes e jogos, e feiras culturais e gastronômicas. Mas também porque a fonte tem uma conservação difícil e manutenção “inviável”.

O prefeito conversou com este portal detidamente sobre a remoção da fonte. Ele reconheceu que parte dos moradores está questionando e se coloca contra, mas observou não enxergar o equipamento como um “cartão-postal” como alguns munícipes veem. “Esse tema está dando uma discussão boa na rede social. Eu acho que a fonte hoje não é mais um atrativo para o visitante, até porque não funciona. Nos últimos dez anos, se ela funcionou seis meses, foi muito”, disse.

Daniel foi secretário de Manutenção de Taboão de 2017 a 2020, no governo Fernando Fernandes (PSDB). “Eu lembro que, durante quatro anos em que trabalhei na gestão, se a fonte funcionava um mês no ano era muito. Ficava 90% do ano desligada”, disse. A prefeitura tinha uma parceria com uma indústria de autopeças da cidade. “Chegava próximo do fim do ano a Cinpal vinha, fazia uma manutenção e colocava para funcionar. [Mas] Isso gerava muito problema”, contou.

Segundo o prefeito, os jatos d’água paravam de funcionar mesmo com revisão regular. “Sempre consertamos, mas é um sistema bem antigo e complicado de operar. Ali precisa dar uma manutenção contínua e ter que colocar um sistema de filtragem igual de piscina para fazer limpeza. O custo para a prefeitura é inviável”, disse. Ele não citou um valor. A conservação da fonte seria outra dificuldade por conta dos maus hábitos de parte dos moradores e visitantes.

“Teria que ter pelo menos dois funcionários diariamente cuidando. O pessoal joga muita coisa ali, joga lata de refrigerante, papel de bala, enfim, um monte de coisa”, justificou Daniel. Ele voltou a chamar atenção de que o equipamento ficava inoperante quase todo o tempo. “Não é tão simples assim, não é só consertar. Precisaria ter uma equipe própria para ficar cuidando da fonte, tanto que em toda a gestão do Fernando, toda a gestão do Aprígio não funcionava.”

Daniel ressaltou querer movimentar a praça para tornar os sábados e domingos no ano inteiro como o período da decoração natalina. “Do ‘Natal Iluminado’ todo mundo gosta porque se torna um atrativo para a cidade. A ideia é fazer que seja assim todo fim de semana, tendo ali uma feira cultural, de artesanato, de gastronomia, para as crianças, os pais descerem [para a praça]. Com o passar do tempo as pessoas vão valorizar, e vai dar uma cara de renovação para o centro”, disse.

comentários

  • Fico triste com a retirada da fonte, acredito que deveria moderniza-la e não retira-la, pois tem muitas memórias afetivas com relação a ela por parte da população e acredito que daria para fazer o projeto do Prefeito sem necessidade de retirada da fonte, temo por essa praça ficar sem graça como ficou a praça que tinha antes do poupa tempo que ficou sem nada e sem graça, na pior das hipóteses deveria ter ao menos um pequeno chafariz , que ajuda a umidificar o ambiente da praça.

    • Não concordo com a retirada da fonte…
      Ela é um cartão postal da cidade e um colirio para os olhos de quem a visita
      Deviam investir mais em áreas verdes e na manutenção da limpeza, principalmente na periferia
      Alguma ruas estão intransitáveis…
      Muito lixo acumulado, baratas,ratos etc…
      Queremos que façam jus, aos muitos impostos que pagamos e aos votos depositados nas urnas…
      Com melhor qualidade de vida, mais respeito e mais tranquilidade
      A saúde agradece
      Fica a sugestão

  • >