Após Aprígio não entregar, Daniel anuncia retomada da obra do novo Ser e com atendimento a autistas

Em vistoria ao prédio inacabado, o prefeito criticou que o equipamento não foi entregue à população pela 'gestão anterior' e disse que o 'CER' terá novos serviços

Especial para o VERBO ONLINE

Prefeito Engenheiro Daniel com planta na obra do novo Ser; ele retomou a construção e anunciou que o equipamento, futuro 'CER', terá ampliação dos serviços | Ricardo Vaz-PMTS

O prefeito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel (União), anunciou nesta terça-feira (7) a retomada da obra do novo Ser (Serviço Especializado de Reabilitação), no Jardim Guaciara (Pirajuçara). Ele comunicou em vistoria à construção. O prédio – em frente ao atual espaço – começou a ser erguido em 2020 na gestão Fernando Fernandes (PSDB). Ao assumir a prefeitura (2021), Aprígio (Podemos) parou a obra, reiniciou só em 2023 e deixou o governo sem terminar.

Em maio de 2023, a TV Globo mostrou a obra do Ser abandonada. Em dezembro, o secretário de Comunicação do governo Aprígio publicou um vídeo em uma rede social em que indicava que o equipamento seria entregue à população em breve. “O novo Ser está com obras aceleradas para sua nova sede própria”, disse Arnoldo Landiva, em trecho. Ele apagou a postagem. Em março de 2024, ano eleitoral, a gestão Aprígio prometeu inaugurar em novembro. Não cumpriu.

Durante a vistoria, o prefeito lamentou que a obra não foi terminada. “[Ela] teve início há 5 anos e ficou abandonada praticamente 4 anos, na gestão anterior”, disse o Engenheiro Daniel, nas redes sociais. “A população clama por saúde e um espaço como esse jamais poderia ser abandonado da forma como encontramos hoje. […] Precisamos devolver aos moradores um atendimento com qualidade. A retomada dessa obra é o início de um marco na nossa gestão”, enfatizou.

O equipamento passará a se chamar CER (Centro de Especialização e Reabilitação). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o prédio, quando estiver pronto, terá novos serviços, como atendimentos especializados para pessoas com TEA (autismo), e de reabilitação intelectual, auditiva e oftalmológica, além de consultas de fisioterapia, hidroterapia, terapias complementares. O secretário Ailton Bogalho, presente à vistoria, falou em dar “um choque de gestão na saúde”.

“O nosso compromisso hoje, no quarto dia de governo, é retomarmos a execução dessa obra. Não somente retomar, mas ampliar os serviços que aqui serão prestados para toda a população. Antigamente, seriam apenas serviços de reabilitação, de fisioterapia. Vamos passar a atender todos os autistas da nossa cidade, que foi uma das maiores bandeiras do nosso projeto político”, disse Daniel. Questionado pelo VERBO, o governo não informou o prazo de término.

“O compromisso que assumimos com a população será honrado, e prova disso é a retomada das obras deste importante equipamento de saúde com uma infraestrutura jamais vista na região”, disse a vice-prefeita Érica Franquini (MDB), na vistoria. Acompanharam a vistoria os vereadores Carlinhos do Leme, presidente da Câmara, Sandro Ayres, Dídio, Nezito, Anderson Nóbrega, Enfermeiro Rodney e Joice Silva, e o chefe-de-gabinete do prefeito, pastor Marco Roberto.

comentários

>