Daniel confirma ‘pastor de Ney’ para Gabinete e mais 4 secretários, e falta definir Gestão de Pessoas

Novo governo terá 25 secretarias, entre elas a inédita Relações Institucionais, chefiada pelo empresário Marcus Vinícius; posse acontece neste dia 1º, no Cemur

Especial para o VERBO ONLINE

Daniel, que definiu secretários para Turismo, Lucas da Silva, e da Mulher, uma delegada de polícia, de nome ainda a ser confirmado; falta escolher para Meio Ambiente | Divulgação

O prefeito eleito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel (União), confirmou mais cinco secretários que o auxiliarão no governo, a partir deste 1º de janeiro – para Desenvolvimento Econômico, Cidadania, Direitos Humanos e Mulher, Esporte, Relações Institucionais, e Chefia-de-Gabinete. Transporte e Mobilidade também teria titular definido. Daniel Bogalho, de 41 anos, a vice-prefeita Érica Franquini (MDB) e os 13 vereadores tomam posse nesta quarta, às 14h, no Cemur (Centro).

O advogado Gerson Brito será o secretário de Desenvolvimento Econômico. Cunhado do ex-prefeito Fernando Fernandes (PSDB), ele já foi secretário de Segurança e de Transporte e Mobilidade. Gerson vai assumir justamente a pasta que foi ocupada por Wanderley Bressan e é objeto de denúncia de abuso de poder político na gestão do desafeto. Ele é crítico do hoje vereador eleito por romper com a família Fernandes para negociar adesão ao governo Aprígio (Podemos).

O professor Waines Moreira, o ex-vereador Moreira, vai chefiar uma secretaria que ainda será criada, a de Cidadania, Direitos Humanos e Mulher, que atenderá também os negros e LGBTs. Com três mandatos na Câmara, ele decidiu apoiar Daniel neste ano, após se apresentar sempre como pré-candidato a prefeito, ao ser crítico da gestão Aprígio. Ele concorreu de novo a vereador e teve 1.422 votos. Na pasta, ele disse que responderá também pelas políticas para as “minorias”.

O ex-deputado estadual e ex-vereador Luiz Alberto Fratini, o Luiz Lune, será o secretário de Esporte. Ele ocupou a pasta por quatro anos no governo Evilásio Farias (2009-2012). Candidato a vice-prefeito de Aprígio em 2016, ele rompeu com o aliado quatro anos depois – por divergências com Wagner Eckstein Junior – e já naquela eleição apoiou Daniel a prefeito. Candidato a vereador, Lune teve apenas 624 votos, mas, desta vez, viu Daniel se eleger e assumirá secretaria.

O secretário de Relações Institucionais será o advogado Marcus Vinícius Gomes. Ele, que teve destacada atuação no governo Evilásio, também é uma aposta do prefeito eleito para Taboão ter reforço de caixa com captação de verbas federais. “A ideia é que ele seja a pessoa que nos represente em Brasília. Hoje, existem diversas oportunidades de recurso, principalmente para saúde, e temos que ter alguém próximo para não perder”, disse Daniel ao VERBO.

Daniel também considera uma aposta pessoal a Chefia-de-Gabinete. Ele “importou” o braço-direito do prefeito Ney Santos, o pastor Marco Roberto da Silva. “[Ele será] Chefe de gabinete. Porém, [em] uma conjuntura diferente de Embu. Será mais um canal de atendimento com a população, com as igrejas, [vai] me ajudar nas atividades diárias”, explicou. Ele nega que o escolhido será o “representante” de Ney no governo. “Ney não precisa. Ele tem a porta aberta”, afirmou.

Apesar de não confirmado oficialmente, o vereador Marcos Paulo (União) deverá chefiar Transporte e Mobilidade Urbana, e lidará com a municipalização da rodovia Régis Bittencourt em Taboão. Ele apoiou a medida e chegou a aprovar o nome para o trecho transformado em avenida, e só passou a criticar ao deixar a base de Aprígio para apoiar Daniel. Paulinho terá a tarefa de pelo menos eliminar parte dos seis cruzamentos implantados, promessa de campanha de Daniel.

Falta Daniel escolher apenas um secretário, o de Gestão de Pessoas. A ocupante da pasta nos últimos nove meses do governo Aprígio com a saída de Alexandre Depieri para ser candidato, Michelle Uchôa, vai continuar na nova administração. “[Será] Adjunta. Secretário, ainda não defini”, disse o prefeito à reportagem. O governo que se inaugura terá 25 secretarias, seis a mais que a gestão do antecessor. “Mas vou fazer um governo com muita responsabilidade”, afirma Daniel.

CONFIRA OS FUTUROS OCUPANTES DAS SECRETARIAS DO GOVERNO DANIEL BOGALHO
– Secretaria de Administração e Gestão – Adelço Buhrer, homem de confiança do prefeito eleito, ex-secretário de Finanças em Taboão (governo Fernando Fernandes) e Embu das Artes (governo Ney Santos)
– Secretaria de Saúde – Ailton Bogalho, dentista (cirurgião bucomaxilofacial), irmão do prefeito eleito
– Secretaria de Segurança – Luís Peniche, policial civil
– Secretaria de Educação – Luciano Correa, ex-secretário da pasta em Cotia
– Secretaria de Fazenda – Viviane Camargo, ex-secretária da pasta em Embu (governo Ney Santos)
– Secretaria de Governo – Paulo Silas, ex-vereador, coordenador-geral da campanha do prefeito eleito
– Secretaria de Serviços Urbanos e Manutenção – Johnatan Santos (Noventa), ex-vereador de Taboão
– Secretaria de Obras – Edson Galina, engenheiro concursado de Taboão e ex-secretário da pasta em Embu (governo Ney Santos)
– Secretaria-Subprefeitura do Pirajuçara – Ataíde (TenenteDacal, ex-secretário-adjunto de Segurança e Gestão Estratégica (governo Aprígio)
– Secretaria de Habitação e Meio Ambiente – Marcio Ferreira, ex-diretor de Habitação em Taboão (governo Evilásio Farias)
– Secretaria de Assistência Social – Jefferson da Silva, graduado em administração
– Secretaria-Chefia de Gabinete – Pastor Marco Roberto da Silva, ex-secretário da pasta em Embu das Artes
– Secretaria de Cultura e Turismo – (MaestroEdison Ferreira, fundador e presidente da ONG Músicos do Futuro
– Secretaria de Comunicação – João Menezes, publicitário, ex-assessor parlamentar
– Secretaria de Assuntos Jurídicos e Justiça – Adriano Teodoro, ex-secretário da pasta em Cotia
– Secretaria de Gestão de Pessoas – nome não definido
– Secretaria de Desenvolvimento Econômico  Gerson Brito, advogado, ex-secretário municipal
– Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana – Marcos Paulo, vereador
– Secretaria de Esporte e Lazer – Luiz Lune, ex-deputado, ex-vereador
– Secretaria de Planejamento – Fabio Fernandes, ex-secretário de Esportes em Taboão, filho do ex-prefeito Fernando Fernandes
– Secretaria de Indústria e Comércio – Ali Sati, comerciante, ex-secretário de Cultura em Taboão
– Secretaria de Licitações e Suprimentos – Paulo Bittencourt, ex-secretário da pasta em Embu (governo Ney Santos)
– Secretaria de Tecnologia e Inovação – André Egydio, ex-vereador de Taboão
– Secretaria de Relações Institucionais – Marcus Vinícius Gomes, advogado e empresário
– Secretaria da Cidadania, Direitos Humanos e Mulher – Waines (Professor) Moreira, ex-vereador

comentários

  • É isso mesmo? Será que eu li certo? Só tem homens comandando? Não posso acreditar!!! Tomara que eu tenha deixado passar alguma coisa!!!

  • Precisamos de ajuda pra continuar a ong do jardim mirna e volta a pirua de lá pra pegar as ciancas ida e volta vai ajudar bastante as mães que tem crianças de colo ajuda nos prefeito daniel a ong e um lugar muito bom pra nossa crianças ajude nós aí obrigado prefeito daniel Deus abençoe

  • Esse Daniel vai acabar com o Taboão, apesar que os Fernades e o Aprigio já acabaram com esta miserável cidade também, mas agora será o enterro dessa coisa tenebrosa de feia chamada Taboão da Serra, aguardem daqui 4 anos a falência da cidade…

  • >