O empresário Vandico Lopes Sobrinho, proprietário de um depósito de gás, foi assassinado a tiros na noite de quinta-feira (21) durante assalto à casa, no Parque Pirajuçara, em Embu das Artes. Segundo o boletim de ocorrência, Vandico “Mineiro do Gás”, como conhecido, teve a residência invadida por um ladrão e foi amarrado, junto com a mulher, um filho e uma filha. O criminoso falava estar acompanhado por outros quatro bandidos que estariam do lado de fora do imóvel.
O ladrão – que trajava roupa social – levou o comerciante para outro cômodo da casa sob violência e mediante ameaça e disse procurar por alta quantia de dinheiro e um cofre que estariam na residência. Vandico negou possuir valores e o cofre, por várias vezes, mas o criminoso insistiu e chegou a dizer ter informações sobre o que buscava no local. De acordo com relatos, o bandido também procurava supostamente uma arma de fogo que estaria no cofre.
Em circunstâncias a serem apuradas, segundo a polícia, Vandico se soltou e reagiu. O ladrão deu três tiros no comerciante, que morreu no local. O atirador e os comparsas fugiram, levando apenas bijouterias e os celulares das vítimas, sem encontrar o cofre. A Delegacia de Embu investiga o caso como latrocínio (roubo seguido de morte). O corpo de Vandico foi velado no Cemitério dos Jesuítas e levado para ser sepultado na cidade natal, em Minas Gerais. Ele tinha 45 anos.