Atual vice, Bianca Bononi é eleita presidente da OAB Taboão da Serra para triênio 2025-2027

Advogada apoiada por Tertulino recebeu 312 votos, 40,73% dos válidos, 'apenas' 35 a mais que Andréia Monteiro, que teve 277 votos, 36,16%; Cordeiro teve 177 (23,11%)

Especial para o VERBO ONLINE

Sede da OAB Taboão da Serra; Bianca Bononi foi eleita presidente da 211ª Subseção, com 312 votos (40,73% dos válidos), na disputa com duas candidaturas adversárias | Divulgação

Bianca Bononi foi eleita presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Taboão da Serra, no triênio 2025-2027, nas eleições gerais da instituição, nesta quinta-feira (21). Ela, da Chapa 3, chamada “OAB Unida”, teve 312 votos ou 40,73% dos votos válidos. Andréia Monteiro, da Chapa 2 (“Renovação e Participação”), ficou em segundo lugar, com 277 votos ou 36,16% dos válidos. José Cordeiro, da Chapa 1 (“Juntos pela Renovação”), obteve 177 votos ou 23,11% dos válidos.

Na primeira votação online da advocacia paulista – para a OAB estadual e as subseções nos municípios -, a eleição para a instituição em Taboão teve a participação de 884 advogados – de 1.033 aptos, inscritos em situação regular na 211ª subseção. Ou seja, 85,58% votaram e 14,42% se abstiveram – adesão recorde, com o pleito não presencial. Do total, 766 votaram em uma das chapas (86,65% votos válidos), 41 votaram em branco e 77 anularam (13,35% não válidos).

Vice-presidente na atual diretoria, Bianca foi apoiada pelo presidente Moacir Tertulino e fará um mandato de continuidade à gestão de Tertulino, muita criticada por advogados apoiadores dos outros dois grupos, por “falta de transparência” e por não apurar denúncias de assédio sexual entre colegas. Além de Bianca, foram eleitos Walter dos Santos (vice-presidente), Marcelo Mattos (secretário-geral), Luiz Eduardo da Silva (secretário-adjunto) e Andressa Luchiari (tesoureira).

Após o anúncio do resultado da eleição da OAB Taboão, Bianca fez um pronunciamento em rede social em que agradeceu pela votação obtida. “Eu não podia deixar de vir aqui, agora, mesmo cansada com tudo que aconteceu hoje, agradecer os mais de 300 votos que tivemos na nossa subseção. Provamos que a lealdade, a boa fé, a verdade, a união ‘faz’ realmente a força. Não fui eu quem venci, não foi a Chapa 3 que venceu. Fomos todos nós, cada um de vocês”, disse.

“Espero que a nossa próxima gestão – porque não é minha, é nossa – seja assim, como foi a nossa campanha: limpa, honesta e verdadeira! Muito obrigada. Espero tão logo encontrar cada um dos colegas na nossa festa da vitória”, finalizou Bianca, em indicação de que seguirá a linha de atuação da atual presidência. A eleição foi marcada pela violência. No início da tarde, em frente à OAB local, um homem em moto assaltou quatro advogados – levou celulares e uma carteira.

OUTRO LADO
Procurado à noite pelo VERBO sobre as acusações de advogados de falta de transparência à frente da subseção e omissão acerca de denúncias de assédio sexual contra colegas, Tertulino preferiu não responder a respeito – ele foi um das pessoas assaltadas. “Estou em horário de descanso. Somente agora consegui recuperar meu celular, pois fui uma das vítimas do roubo em frente à casa [do Advogado]. Sobre assuntos da eleição, falarei no momento oportuno”, declarou.

comentários

>