UBS recém-inaugurada não tem médico e remédio; Chico evita visitar posto

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Moradores da região do Jardim Santo Eduardo, em Embu das Artes, estão revoltados com o funcionamento precário não de um posto de saúde antigo, mas da unidade inaugurada não faz nem um mês no bairro, na rua Franca. Usuários reclamam que a UBS entregue à população pelo prefeito Chico Brito (PT) no dia 7 não tem médicos e medicamentos e que embora seja um prédio novo tem problemas estruturais primários que prejudicam o mais simples atendimento.

Relatos de moradores apontam que “falta tudo” na UBS e que teria sido entregue sem estar totalmente pronta. “Não tem médico, não tem medicamento, não tem nada. Tem sala que não tem luz, só funciona um banheiro para ser usado pela população e funcionários, o outro não tem água”, disse um paciente. Usuários afirmam que a direção da UBS disse que o quadro de médicos está mesmo reduzido e que a carência seria sobretudo de clínico-geral e ginecologista.

Pacientes em UBS Santo Eduardo, inaugurada dia 7, com falta de médicos e remédios, em fotos de reclamante

Pacientes contam que as salas para consulta com médico são apertadas e sem estrutura adequada, principalmente o consultório de ginecologista, que não dispõe de banheiro e tem janela que não pode ser aberta, pela abertura baixa, senão as pacientes são vistas sem roupa por quem passa pelo lado de fora. No único banheiro em uso, a bacia foi instalada rente à parede e obriga pacientes a utilizarem sentados de lado, entre outros erros crassos de construção.

A farmácia está desabastecida, com falta de mais de dez tipos de medicamentos, desde os de uso psiquiátrico até para febre como a básica dipirona. Os pacientes têm sido obrigados a buscar remédios em UBS em municípios vizinhos. Outro problema objeto de queixa é a falta ou queda frequente de sistema que impossibilita a marcação de consultas, além de não passar transporte público no local, dificultando que idosos e pessoas com deficiência cheguem à unidade.

“Está uma vergonha, esperei mais de uma hora para da uma vacina na minha filha e não consegui. O posto de saúda ‘tá’ lindo, mas que adianta, não tem atendimento adequado. Não tem sistema e remédios, isso é vergonhoso. Não peço nada de graça, pago os meus impostos para isso? Será que não tem ninguém vendo isso”, disse a moradora Lucimara Oliveira em mensagem no Facebook que recebeu dezenas de comentários de munícipes indignados com a situação.

“Sobre o sistema, ainda não tem mesmo, eles alegam que não tem previsão, pelo menos foi o que falararam para minha mãe, que tenta marca consulta a bem um mês. E ela sofre de pressão alta, se esperar por eles morre, e não fazem nada”, disse Lucimara. “Gente, em 2016 precisamos fazer diferente, do jeito que está não pode ficar, precisamos de uma resposta do prefeito Chico Brito. […] Queremos soluções!!!!”, criticou a moradora Luciana Brito na postagem.

Nesta quarta, o prefeito recebeu os vereadores que, cobrados pela população a fiscalizar, relataram os problemas na UBS e teriam pedido providência imediata. “A reunião pegou fogo”, disse um assessor. Segundo moradores, Chico foi ontem ao bairro, mas não na nova UBS e sim no prédio antigo, onde chamou o enfermeiro-chefe para tomar pé da situação. “Ficou com medo de descer no posto, e o povo pôr ele na parede para exigir solução”, disse um morador.

Procurada, a prefeitura, por meio da Secretaria da Comunicação, não se manifestou até a conclusão da reportagem.

comentários

  • A falta de medicamentos na cidade de Embu das Artes acontece a muito tempo porém pouco divulgado pela midia essa empresa contratada pelo Exe. Prefeito Chico brito é uma piada ou a prefeitura não paga ou são sacanas mesmo… digo ambos viu acorda povo Ministério Publico neles

  • >