ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O Carnaval em Embu das Artes teve abertura neste sábado, dia 14, com o contagiante grupo Desbundasartes, que levou à praça o estandarte e banda eletrizante e fez centenas de moradores e turistas porem uma fantasia ou simples adereço e cantarem e pularem ao som de músicas ritmadas e empolgantes marchinhas, no largo 21 de Abril (centro). Crianças em modelitos de super-heróis ou só com a energia peculiar e spray de espuma também brincaram a valer.
O bloco se concentrou ao lado do coreto e fez primeiro um “senhor” aquecimento, de quase uma hora, em que os “mestres-de-cerimônia” anfitriões colocaram foliões animados na roda para fazer os participantes entrarem no clima da festa. Depois, o grupo arrastou a multidão para passar entre as barracas da feira de artes da cidade no calçadão. Em rua paralela, ficou sem som, mas o cortejo segurou as marchinhas no gogó até uma caixa ser emprestada por um bar.
A auxiliar técnico-odontológica Renata Morgado, 27, turista de São Paulo que estava em Embu para fazer compras na tradicional feira, parou com um casal de amigos para ver o bloco passar e entusiasmada fez coro ao som de “Olha a cabeleira do Zezé / Será que ele é / Será que ele é”. “Achei ótimo, maravilhoso, a gente tem que curtir o Carnaval. Estava muito animado, divertido, bagunça nesta época, bem típica de Carnaval com marchinha, é tudo de bom”, disse, rindo.
Em meio a muita alegria do público de várias idades, inclusive famílias inteiras fantasiadas, o grupo encerrou a folia na praça. “Desde 2012 a gente coloca o bloco na rua, para aproveitar a arquitetura histórica preservada do centro e fazer um Carnaval popular com uma paisagem mais bonita. A participação da prefeitura sempre foi positiva e tem sido maior. A ideia nossa é promover a arte e a cultura na cidade”, disse Almir Rosa, um dos criadores do Desbundasartes.
Neste domingo, o Carnaval de rua segue no mesmo “point”, com o outro bloco de peso da programação. A partir das 15h, o largo 21 de Abril terá apresentação do grupo Kambinda, da artista Raquel Trindade. Nesta segunda, dia 16, o Desbundasartes volta à praça central, a partir das 17h. Na terça, os dois grupos encerram a folia, com início às 15h. A festa popular acontece na cidade também no parque Rizzo (região central), com shows até terça, das 19h às 23h.
SERVIÇO
Carnaval de Embu das Artes 2015
> Desfile e execução de marchinhas por Kambinda e Desbundasartes
Largo 21 de Abril (centro), neste domingo, dia 15, das 15h às 19h
Entrada: gratuita
> Show da banda Novamente e Djs
Parque Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 320, região central), neste domingo, dia 15, das 19h às 23h
Entrada: um quilo de alimento não-perecível