Pais de garotos que frequentam uma creche da Prefeitura de Embu das Artes e funcionários tiveram misto de susto e – por ser um fim de semana – alívio. A cobertura do pátio da Escola Municipal Pastor Américo de Oliveira, no bairro do Itatuba, desabou neste domingo (26). A estrutura de madeira com telhas de cerâmica caiu na área usada diariamente por dezenas de crianças, em cima de brinquedos – a unidade foi construída para 120 alunos de 0 a 3 anos (dois turnos).
Um vídeo registrou a cobertura caída no espaço interno da escola de educação infantil, com as telhas quebradas espalhadas por toda parte do local. Por sorte, por ser um dia em que a creche não funciona, não tem alunos nem professores, o acidente não deixou feridos. Neste domingo mesmo, o entulho foi retirado do pátio por funcionários da prefeitura. A unidade escolar foi interditada temporariamente pela Defesa Civil do município – e não tem aulas nesta segunda-feira (27).
Apesar de a cobertura ruir, a creche foi inaugurada recentemente, há 4 anos, com histórico problemático. Ela demorou quatro anos para ser entregue, depois de a obra ter sido iniciada em 2015 como a última de um pacote de seis escolas infantis aprovadas pelo governo federal (presidência de Dilma Rousseff, PT) durante a gestão Chico Brito (então PT). Em fevereiro de 2017, o prefeito Ney Santos (Republicanos) assumiu e disse que ia inaugurar ainda naquele primeiro semestre.
Às vésperas, o secretário Jones Donizette (Comunicação) chegou a informar que a creche ia ser entregue em agosto. Quase um ano e meio se passou até ser inaugurada, em 15 de dezembro de 2018 – o VERBO esteve na cerimônia. No ato, o então secretário Pedro Ângelo (Educação) creditou a demora a “processo”. Ney discursou que toda vez que perguntava sobre a obra o então secretário de Obras, Nelson Pedroso, falava “prefeito, fica tranquilo, logo mais vamos inaugurar”.
“Mas o ‘logo mais’ nunca chegava. Esses dias, eu falei: ‘Vamos inaugurar ou não?’ Ele falou: ‘Vamos entregar essa creche de presente de Natal para o povo do Itatuba’. E hoje estamos aqui entregando este equipamento importante”, disse Ney na ocasião. Antes, no bairro, o serviço funcionava em outro espaço, em entidade religiosa cujo responsável foi denunciado por desviar dinheiro público do convênio com a prefeitura – o pastor Marco Roberto, chefe-de-gabinete de Ney.
Indagado por este portal se a “obra foi mal feita”, Ney não respondeu. O “Bom Dia São Paulo” (TV Globo) noticiou o acidente e observou que “a construção da creche é recente”. “Nós pedimos posicionamento da Prefeitura de Embu das Artes, mas até agora nenhum retorno. Realmente, fachada bonita, tudo pintadinho. Só que o telhado… Só que a casa caiu, essa é a real”, disse o apresentador ao mostrar o vídeo – divulgado pelo ex-secretário (governo Ney) Celsinho Vasconcelos.
VEJA VÍDEO DO TELHADO DO PÁTIO DA CRECHE MUNICIPAL DE EMBU DAS ARTES NO ITATUBA NO CHÃO