Com obra inaugurada há apenas 4 anos pela gestão Ney, telhado do pátio de creche no Itatuba desaba

Estrutura de madeira com telhas de cerâmica caiu na área usada diariamente por dezenas de crianças, em cima de brinquedos; com acidente no domingo, ninguém se feriu

Especial para o VERBO ONLINE

Telhado do pátio da E.M. Pastor Américo de Oliveira, no Itatuba, desaba, neste domingo; prédio foi interditado provisoriamente pela Defesa Civil | Celsinho Vasconcelos/Reprodução

Pais de garotos que frequentam uma creche da Prefeitura de Embu das Artes e funcionários tiveram misto de susto e – por ser um fim de semana – alívio. A cobertura do pátio da Escola Municipal Pastor Américo de Oliveira, no bairro do Itatuba, desabou neste domingo (26). A estrutura de madeira com telhas de cerâmica caiu na área usada diariamente por dezenas de crianças, em cima de brinquedos – a unidade foi construída para 120 alunos de 0 a 3 anos (dois turnos).

Um vídeo registrou a cobertura caída no espaço interno da escola de educação infantil, com as telhas quebradas espalhadas por toda parte do local. Por sorte, por ser um dia em que a creche não funciona, não tem alunos nem professores, o acidente não deixou feridos. Neste domingo mesmo, o entulho foi retirado do pátio por funcionários da prefeitura. A unidade escolar foi interditada temporariamente pela Defesa Civil do município – e não tem aulas nesta segunda-feira (27).

Apesar de a cobertura ruir, a creche foi inaugurada recentemente, há 4 anos, com histórico problemático. Ela demorou quatro anos para ser entregue, depois de a obra ter sido iniciada em 2015 como a última de um pacote de seis escolas infantis aprovadas pelo governo federal (presidência de Dilma Rousseff, PT) durante a gestão Chico Brito (então PT). Em fevereiro de 2017, o prefeito Ney Santos (Republicanos) assumiu e disse que ia inaugurar ainda naquele primeiro semestre.

Às vésperas, o secretário Jones Donizette (Comunicação) chegou a informar que a creche ia ser entregue em agosto. Quase um ano e meio se passou até ser inaugurada, em 15 de dezembro de 2018 – o VERBO esteve na cerimônia. No ato, o então secretário Pedro Ângelo (Educação) creditou a demora a “processo”. Ney discursou que toda vez que perguntava sobre a obra o então secretário de Obras, Nelson Pedroso, falava “prefeito, fica tranquilo, logo mais vamos inaugurar”.

“Mas o ‘logo mais’ nunca chegava. Esses dias, eu falei: ‘Vamos inaugurar ou não?’ Ele falou: ‘Vamos entregar essa creche de presente de Natal para o povo do Itatuba’. E hoje estamos aqui entregando este equipamento importante”, disse Ney na ocasião. Antes, no bairro, o serviço funcionava em outro espaço, em entidade religiosa cujo responsável foi denunciado por desviar dinheiro público do convênio com a prefeitura – o pastor Marco Roberto, chefe-de-gabinete de Ney.

Indagado por este portal se a “obra foi mal feita”, Ney não respondeu. O “Bom Dia São Paulo” (TV Globo) noticiou o acidente e observou que “a construção da creche é recente”. “Nós pedimos posicionamento da Prefeitura de Embu das Artes, mas até agora nenhum retorno. Realmente, fachada bonita, tudo pintadinho. Só que o telhado… Só que a casa caiu, essa é a real”, disse o apresentador ao mostrar o vídeo – divulgado pelo ex-secretário (governo Ney) Celsinho Vasconcelos.

VEJA VÍDEO DO TELHADO DO PÁTIO DA CRECHE MUNICIPAL DE EMBU DAS ARTES NO ITATUBA NO CHÃO

Vídeo – Celsinho Vasconcelos

comentários

>